Ariano brincalhão chega ao palco

Barca dos Corações Partidos, grupo teatral carioca, fará musical sobre o escritor paraibano, que deve estrear em junho

Espetáculo "Gonzagão - A Lenda", com direção do pernambucano João Falcão, volta para temporada desta sexta (10) a domingo (12), no Teatro RiomarEspetáculo "Gonzagão - A Lenda", com direção do pernambucano João Falcão, volta para temporada desta sexta (10) a domingo (12), no Teatro Riomar - Foto: Magali Moraes/Divulgação

Fruto do bom entrosamento do elenco de “Gonzagão - A lenda”, que reverencia a figura de Luiz Gonzaga, a Barca dos Corações Partidos - Companhia Brasileira de Movimento e Som se prepara para levar aos palcos outro ícone da cultura nordestina. Desta vez, o grupo teatral está empenhando em criar um musical sobre a vida e a obra do dramaturgo, poeta, romancista e ensaísta Ariano Suassuna (1927-2014). Em cartaz no Teatro RioMar com seu primeiro espetáculo, a equipe aproveita os dias no Recife para imergir no universo do autor de “Auto da Compadecida”.

Assim como nos três trabalhos anteriores da companhia, a montagem em andamento foi idealizada por Andréa Alves, que comanda a Sarau Agência de Cultura Brasileira. Essa não é a primeira vez que a produtora abraça a arte do escritor paraibano radicado em Pernambuco. Em 2007, ela realizou o projeto “Ariano Suassuna - 80 Anos”, que envolveu diversas ações. “Na época, Ariano brincava comigo dizendo que eu teria que fazer a comemoração dos seus 90 anos. Mesmo com a morte dele, achei que eu deveria seguir com esse plano”, conta ela, sobre o dramaturgo que morreu aos 87 anos.

Ainda em fase embrionária, o espetáculo conta com três paraibanos em sua concepção. Bráulio Tavares assina a dramaturgia, Luiz Carlos Vasconcelos está na direção geral e Chico César na direção musical. A trilha sonora vai contar com algumas músicas compostas e executadas pelos atores da Barca. Além do grupo, o elenco terá a participação de dois artistas convidados, cujos nomes ainda não foram revelados. “Ainda não há um formato definido, nome ou texto pronto, mas a ideia é mostrar o Ariano palhaço e brincalhão”, adianta Andréa.

Além de visitar a casa onde Ariano morou até o fim de sua vida, no bairro de Casa Forte, a equipe vai conhecer a fazenda Carnaúba, em Taperoá, na Paraíba. Era lá onde o dramaturgo costumava buscar refúgio e inspiração para escrever. Nesse ambiente sertanejo, os atores vão participar de uma vivência ao lado de um dos filhos do homenageado, Dantas Suassuna, 56 anos.

Um dos membros da Barca dos Corações Partidos é o pernambucano Eduardo Rios, que atualmente reside no Rio de Janeiro. “Há uma missão a ser cumprida, a partir do momento em que escolhemos falar de uma figura tão importante. Ariano foi uma pessoa que conseguiu beber do popular e devolver para o povo, de uma maneira muito concisa, toda uma identidade cultural”, diz o ator. A peça estreia na capital carioca, no mês de junho, e deve passar pelo Recife no segundo semestre.

Rei do Baião

Com texto e direção de João Falcão, “Gonzagão - A Lenda” cumpre temporada no Teatro RioMar, desta sexta-feira (10) até domingo (12). O espetáculo mistura realidade e fantasia para revisitar a trajetória do Rei do Baião. No palco, nove atores fazem esse passeio através de clássicos do forró como “Asa Branca”, “O xote das meninas” e “Pau-de-arara”.

“É um musical muito inclusivo, que sempre acaba colocando a plateia como participante. Lembra um show, porque o público canta junto. Isso acontece em qualquer lugar que nos apresentamos, mas no Nordeste é ainda mais forte”, afirma Eduardo Rios.

Além dele, também estão no elenco Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Fábio Enriquez, Paulo de Melo, Renato Luciano, Ricca Barros e Marcelo Mimoso. Nesta turnê, Lu Vieira substitui Larissa Luz no único papel feminino da história.

Veja também

João é eliminado; Pocah é a nova líder e novo paredão tem Viih Tube, Gilberto e Fiuk
BBB 21

João é eliminado; Pocah é a nova líder e novo paredão tem Viih Tube, Gilberto e Fiuk

Arthur diz que Pabllo Vittar é gata e elogia corpo da cantora
BBB 21

Arthur diz que Pabllo Vittar é gata e elogia corpo da cantora