Arte para ampliar a inclusão social através do projeto Mãos de Mães

Mães do Movimento Pró-Criança finalizam etapa do projeto com a criação da sua própria marca e produtos em estamparia. O resultado poderá ser visto em exposição neste domingo, no Recife Antigo

Mãos de Mães tem artesanato com estampariaMãos de Mães tem artesanato com estamparia - Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

O projeto Mãos de Mães, do Movimento Pró-Criança, terá um momento importante neste domingo (16). Após dois anos de aulas, cursos, capacitações e oficinas, as participantes da iniciativa finalizam esta etapa com a criação da sua própria marca e produtos em estamparia.

O evento de lançamento conta com a presença de 12 expositores, a partir das 14h, na unidade na ONG no Recife Antigo. Vanessa Silva, educadora do projeto, conta sobre o objetivo do trabalho. "O planejamento é sempre que as alunas saiam daqui como microeempreendedoras na área de artesanato, para gerar renda em algo com o que elas se identificam", comenta.

O movimento tem a finalidade de trabalhar a valorização e divulgação das atividades artesanais realizadas no Mãos de Mães, por meio de atividades ligadas ao setor da economia criativa, onde todos possam demostrar os resultados obtidos dentro do processo de criação artística. As alunas, que geralmente chegam sem saber desenhar e sem noção de empreeendedorismo, saem cada uma com seu próprio produto e sua própria marca. "Prezamos muito por isso de cada uma criar o seu repertório artístico, para fazer um artesanato com responsabilidade, e não fazer um artesanato por fazer, sem nenhum propósito" enfatiza Vanessa.

Leia também:
Economia criativa aliada à visão social em pauta no Rec'n'Play
Exposição 'Identidades' propõe uma imersão no universo artístico particular


Depois de ampliarem o repertório artístico através de visitas a espaços culturais e aulas, a artesã Laura Alves leva como inspiração a pintora mexicana Frida Kahlo. "Eu me baseei muito nas flores tropicais, plantas, mas me inspirei em Frida Kahlo. É a união de uma coisa forte, bela e suave, e da força de Frida. Quem conhece sabe exatamente o perfume que essas flores vão exalar", ressalta.

A Expoarte é uma ação cultural promovida pela ONG Movimento Pró Criança, que tem como objetivo reunir as instituições atuantes dos bairros dos Coelhos e Coque, e capacitar mães para uma geração de trabalho para as moradoras. "Buscávamos fazer um lançamento com a característica mais de exposição, para que as pessoas olhem o artesanato com um olhar de valorização, como um olhar de trabalho, que é como elas vão levar todo o aprendizado daqui para a frente", comenta Vanessa.

Participantes do projeto tiveram cursos e oficinas para aumentar repertório artístico e exercitar a criatividade

Participantes do projeto tiveram cursos e oficinas para aumentar repertório artístico e exercitar a criatividade - Crédito: Julya Caminha/Folha de Pernambuco


Após entrar como estagiária, Lurdes Soares, formada em Design de Moda, se identificou com a técnica e com o projeto. "Fui gostando e acabei ficando. Hoje, estampo roupas com a minha marca, e pretendo ficar para ajudar nos próximos projetos", diz.

O Movimento Pró-Criança foi fundado dia 27 de julho de 1993 e desenvolve suas atividades operacionais através de três unidades: Coelhos, Recife Antigo e Piedade. Cada uma das unidades oferece atividades específicas e leva em consideração o contexto sociocultural dos seus educandos e das comunidades a que pertencem.

   Aprendizagem e geração de renda

O Programa de Formação Mãos de Mães foi criado com o intuito de trazer novas oportunidades educativas de aprendizagem e de geração de renda, através de atividades centradas na elaboração de produtos criativos, artesanais e/ou sustentáveis, criados a partir de técnicas variadas através de oficinas de Moda, Decoração e utilitários criativos.

Serviço:
Exposição do projeto Mãos de Mães
rua Vigário Tenório, nº 135/143 - Recife Antigo
Neste domingo (16), das 14h às 18h
Entrada gratuita

Veja também

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança
Televisão

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança

Documentário brasileiro 'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim
Cinema

'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim