EX-BBB

Arthur Aguiar faz propaganda de serviço de compra de seguidores, as chamadas "fazendas de cliques"

Objetivo dessas empresas é enganar o algoritmo das plataformas; remuneração não é tão alta quanto parece

Arthur Aguiar venceu o BBB 22Arthur Aguiar venceu o BBB 22 - Foto: Reprodução/Instagram

Campeão do "BBB 22", Arthur Aguiar fez propaganda nos Stories de um serviço de compra de seguidores no Instagram, mais conhecido como Fazenda de Cliques. No vídeo, ele explica o funcionamento da ferramenta e usa a legenda "já pensou ganhar dinheiro apenas seguindo pessoas?".

"Existe uma ferramenta que é possivel ganhar dinheiro seguindo e curtindo pessoas nas redes sociais. Eu não acreditava", disse ele nos Stories.

Fazenda de cliques (click farm, em inglês) é o nome que se dá para a compra de engajamento (seguidores, curtidas, comentários) em redes sociais, principalmente Instagram e TikTok. Empresas como a que Arthur promove conectam pessoas interessadas em falsear seus números com outras que são pagas para seguir, curtir e comentar postagem. O objetivo é tentar enganar o algoritmo das plataformas. Tudo isso é considerado comportamento inautêntico e fere as diretrizes das redes sociais.
 

"Essas fazendas de clique são plataformas parasitas, que se infiltram nas estruturas das redes sociais", diz Rafael Grohmann, professor da Unisinos e coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour.

As fazendas de clique têm crescido exponencialmente no Brasil, segundo pesquisadores, pois têm um discurso de renda fácil e rápida bastante apelativo dentro do contexto de altos índices de desemprego que o Brasil acumula e uma alta demanda de influenciadores (ou aspirantes).

Apesar de os Stories de Arthur prometerem um ganho elevado, a realidade costuma ser diferente. Em maio de 2022, o Globo consultou o site do Ganhar no Insta (parecido com o que o ex-BBB divulga) apresentava uma tabela de pagamento: uma curtida no Instagram valia, no máximo, R$ 0,01. A remuneração tão baixa acaba obrigando os trabalhadores das fazendas a criarem dezenas de contas falsas para poderem seguir e curtir mais contas.

Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter