Nordeste

Artistas pernambucanos realizam exposição fotográfica em Fortaleza (CE)

Mostra estreia neste sábado (28) e segue até o dia 8 de julho

Mostra exibe material produzido por fotógrafos pernambucanosMostra exibe material produzido por fotógrafos pernambucanos - Foto: Társio Alves/Divulgação

A partir deste sábado (28), dez artistas pernambucanos e uma artista alemã levam para Fortaleza (CE) a exposição "Resistência Vaga-Lume". A mostra, que ficará em cartaz na Imagem Brasil Galeria, segue até o dia 8 de julho.

Com curadoria de Mateus Sá e Eduardo Queiroga, a exposição busca mostrar, por meio da fotografia, o poder da transformação e resistência a partir de vivências pessoais, mas que reverberam coletivamente.

A inspiração para batizar a exposição vem do livro “A sobrevivência dos Vaga-Lumes”, do filósofo francês Georges Didi-Huberman, obra que também conduz a mostra que será apresentada em Fortaleza.

A cena cearense da fotografia sempre esteve em diálogo com a produção pernambucana. Para o grupo, será muito importante levar o trabalho para Fortaleza e ampliar esse diálogo, essa colaboração”, comenta Eduardo Queiroga.

Para a fotógrafa Elysangela Freitas, uma das artistas que assinam a mostra, o desenvolvimento coletivo é um dos destaques da exposição.

"A exposição Resistência Vagalume é o resultado de um longo processo de diálogo, onde todas as ações foram construídas coletivamente. Para mim, representou um crescimento individual e coletivo muito grande, o que se reflete no desenvolvimento do meu trabalho autoral”, pontuou.

Também fazem parte da equipe de expositores os artistas Carol Melo, Christina Schug, Clara Simas, Keila Vieira, Larissa Alves, Marcela Lins e Guilherme Benzaquen, Társio Alves, Tiago Lubambo e Tiago Duque. O projeto conta com incentivo do Funcultura, edital promovido pelo Governo de Pernambuco.

Ao todo, serão 10 obras em cartaz, compostas por 123 imagens que irão interagir com o público, estimulando ideias de afeto, de permanência, de cidade, memória, identidade e resistência. 

Nesta quinta-feira (26), como forma de preparativo para a inauguração da mostra, artistas que fazem parte do coletivo participam de um bate-papo com a equipe da Imagem Brasil Galeria. O evento começa às 19h, com transmissão pelo YouTube da galeria.

 

Serviço

Exposição Resistência Vaga-Lume

Onde:  Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1707, no bairro Aldeota, Fortaleza-CE)
Quando: 28 de maio a 08 de julho de 2022
Entrada: gratuita

Veja também

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''
celebridades

Fabiana Justus explica por que optou por não falar sobre transplante antes: ''ficava agoniada''

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB
BBB 24

''Se tivesse personalidade própria, não ia pelo 'chaveco' dos outros'' fala Bia sobre sister no BBB

Newsletter