Cultura+

Artistas se acorrentam ao Teatro do Parque pela reabertura

Protesto ocorrido na tarde desta quarta-feira (25) reuniu bailarinos, atores e produtores, que se prenderam à grande do equipamento

Artistas se acorrentam ao teatro do parqueArtistas se acorrentam ao teatro do parque - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Artistas da cena cultural pernambucana participaram de um ato em prol da reabertura do Teatro do Parque, na tarde desta quinta-feira (25). Cerca de dez manifestantes, entre bailarinos, atores e produtores, se acorrentaram às grades do equipamento cultural, localizado no bairro da Boa Vista, para protestar contra o atraso nas obras de restauro do imóvel, que está fechado desde 2010.

"Mais uma vez queremos chamar atenção para o processo licitatório dessa reforma, que precisa ser ágil e transparente para a população", explica a produtora e atriz Simone Figueiredo, que participou da manifestação. Uma das reclamações do grupo é de que a comissão de acompanhamento das obras - formada após audiência pública realizada em agosto do ano passado e com participação de líderes de movimentos ligados à cultura - não foi avisada sobre a nova concorrência para contratação da empresa que executará o restauro, aberta no dia 23 de janeiro.

De acordo com o Gabinete de Projetos Especiais, responsável pela licitação, a reforma - paralisada desde 2015 - será retomada pela Prefeitura do Recife em convênio com o Ministério da Cultura, que disponibilizou o valor de R$ 3 milhões. Contando com a contrapartida do município, os recursos empregados na recuperação do teatro ultrapassam os R$ 5 milhões.

Sobre a licitação, a nota oficial divulgada pelo órgão afirma que sua primeira etapa diz respeito à checagem documental para habilitação das empresas que disputam o certame. Já a segunda fase, contendo as propostas financeiras de cada candidato, deve ser realizada em fevereiro. "O início das obras está previsto para o primeiro trimestre deste ano. A assinatura do convênio junto ao Ministério da Cultura também deverá acontecer no próximo mês de acordo com a agenda no ministro", informa o texto.

Leia também
Licitação para obras do Teatro do Parque é suspensa pela Prefeitura do Recife
Breve e marcante trajetória no teatro de Joaquim Cardozo
'Três Anúncios para um Crime' vence premiação do Sindicato dos Atores

Veja também

Morre Raymond Briggs, cartunista britânico criador de "O Boneco de Neve"
Luto

Morre Raymond Briggs, cartunista britânico criador de "O Boneco de Neve"

Claudionor Germano, a "voz de Capiba", celebra noventa anos de vida
Claudionor Germano - 90 anos

Claudionor Germano, a "voz de Capiba", celebra noventa anos de vida