Artistas se acorrentam ao Teatro do Parque pela reabertura

Protesto ocorrido na tarde desta quarta-feira (25) reuniu bailarinos, atores e produtores, que se prenderam à grande do equipamento

Artistas se acorrentam ao teatro do parqueArtistas se acorrentam ao teatro do parque - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Artistas da cena cultural pernambucana participaram de um ato em prol da reabertura do Teatro do Parque, na tarde desta quinta-feira (25). Cerca de dez manifestantes, entre bailarinos, atores e produtores, se acorrentaram às grades do equipamento cultural, localizado no bairro da Boa Vista, para protestar contra o atraso nas obras de restauro do imóvel, que está fechado desde 2010.

"Mais uma vez queremos chamar atenção para o processo licitatório dessa reforma, que precisa ser ágil e transparente para a população", explica a produtora e atriz Simone Figueiredo, que participou da manifestação. Uma das reclamações do grupo é de que a comissão de acompanhamento das obras - formada após audiência pública realizada em agosto do ano passado e com participação de líderes de movimentos ligados à cultura - não foi avisada sobre a nova concorrência para contratação da empresa que executará o restauro, aberta no dia 23 de janeiro.

De acordo com o Gabinete de Projetos Especiais, responsável pela licitação, a reforma - paralisada desde 2015 - será retomada pela Prefeitura do Recife em convênio com o Ministério da Cultura, que disponibilizou o valor de R$ 3 milhões. Contando com a contrapartida do município, os recursos empregados na recuperação do teatro ultrapassam os R$ 5 milhões.

Sobre a licitação, a nota oficial divulgada pelo órgão afirma que sua primeira etapa diz respeito à checagem documental para habilitação das empresas que disputam o certame. Já a segunda fase, contendo as propostas financeiras de cada candidato, deve ser realizada em fevereiro. "O início das obras está previsto para o primeiro trimestre deste ano. A assinatura do convênio junto ao Ministério da Cultura também deverá acontecer no próximo mês de acordo com a agenda no ministro", informa o texto.

Leia também
Licitação para obras do Teatro do Parque é suspensa pela Prefeitura do Recife
Breve e marcante trajetória no teatro de Joaquim Cardozo
'Três Anúncios para um Crime' vence premiação do Sindicato dos Atores

Veja também

Nego do Borel sofre acidente de moto e vai parar no hospital
famosos

Nego do Borel sofre acidente de moto e vai parar no hospital

Thiago Martins critica aglomerações e dias depois dá festa em novo apartamento
celebridades

Thiago Martins critica aglomerações e dias depois dá festa em novo apartamento