EUA

Ator Alec Baldwin dispara arma cenográfica, mata fotógrafa e fere diretor em set de filmagem

Diretora de fotografia Halyna Hutchins morre e diretor do filme Joel Souza ficou ferido

Ator Alec Baldwin em foto de 2019Ator Alec Baldwin em foto de 2019 - Foto: Angela Weiss/AFP/arquivo

O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia e feriu o diretor no set de um filme no estado americano do Novo México na quinta-feira, informou a polícia local.

Halyna Hutchins, de 42 anos, foi ferida quando "uma arma cenográfica foi disparada por Alec Baldwin, produtor e ator", informou o gabinete do xerife do condado de Santa Fé em um comunicado.

Hutchins "foi levada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, onde foi declarada morta pelos médicos", afirma a nota.

O diretor do filme "Rust", Joel Souza, ficou ferido. "Ele foi transportado de ambulância" para um centro médico para receber atendimento. No momento, as autoridades não tem conhecimento do estado do cineasta.

O incidente aconteceu no Rancho Bonanza Creek, uma locação famosa para filmes nos Estados Unidos, onde foram rodados longas-metragens como "Cowboys & Aliens" e "Longmire".

"O senhor Baldwin foi interrogado por detetives. Ele fez declarações e respondeu as perguntas. Veio de forma voluntária e deixou o edifício após o interrogatório", afirmou o porta-voz do departamento do xerife do condado de Santa Fé.

O ator e 63 anos foi visto chorando por um repórter do jornal 'Santa Fe New Mexican', que publicou uma foto de Baldwin visivelmente abalado. 

Ninguém foi detido pelo caso e até o momento não foram apresentadas acusações, segundo a polícia, que está interrogando as testemunhas.
 

"Todo o elenco e os trabalhadores (do filme) estão absolutamente devastados com a tragédia de hoje, e queremos enviar nossas mais profundas condolências à família de Halyna e a seus entes queridos", afirmou a produção em um comunicado.

"Interrompemos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com o departamento de investigação da polícia de Santa Fé", completa a nota.

Viaturas da polícia seguiram para o local da tragédia no início da tarde, após uma ligação de emergência.

Acidentes 
A revista American Cinematographer apontou Halyna Hutchins como uma das estrelas em ascensão da fotografia no cinema em 2019.

Hutchnis, que morava em Los Angeles, nasceu na Ucrânia e foi criada em uma base militar soviética dentro do círculo polar ártico, segundo o site da revista.

Os sets de filmagens têm normas para o uso de armas cenográficas, mas vários acidentes foram registrados nas últimas décadas. 

Um dos mais famosos aconteceu quando Brandon Lee, filho da lenda das artes marciais Bruce Lee, morreu durante as filmagens de "O Corvo", após ser baleado com uma arma que deveria conter balas de festim.

A irmã de Brandon Lee, Shannon Lee, comentou o incidente no Twitter.

"Nossos corações estão com as famílias de Halyna Hutchins e de Joel Souza e de todos os envolvidos no incidente em 'Rust'", publicou na conta oficial no Twitter de Brandon Lee.

"Ninguém deveria ser morto por uma arma em um set de filmagem", completou.

"Rust" é um western protagonizado por Baldwin, que interpreta Harland Rust, um foragido que vê o neto ser acusado de assassinato e que foge com ele quando o jovem é condenado à forca pelo crime.

Baldwin havia publicado algumas horas antes no Instagram uma foto, aparentemente no set, vestido com roupas de época. "De volta ao trabalho presencial. Caramba... é exaustivo", escreveu na legenda do post.

"Notícia devastadora"
"Recebemos a notícia devastadora esta noite de que um de nossos membros, Halyna Hutchins, a diretora de fotografia da produção 'Rust', morreu por ferimentos no set", afirmou o 'International Cinematographers Guild' em um comunicado.

"Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para saber mais e apoiamos uma investigação completa deste evento trágico".

Baldwin é protagonista de filmes e séries de televisão desde os anos 1980.

Recentemente, ele voltou aos holofotes com a interpretação do ex-presidente Donald Trump no programa de comédia "Saturday Night Live", pelo qual venceu um Emmy

Veja também

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby
Luana Piovani

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais
Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais