Aula Espetáculo resgata ritmos e tradições do São João nordestino

O projeto 'Aula Espetáculo Tem Forró Na Ribeira' visita escolas nos municípios pernambucanos

Grupo de Xaxado Cabras de LampiãoGrupo de Xaxado Cabras de Lampião - Foto: Sebastião Costa

O projeto “Aula Espetáculo Tem Forró Na Ribeira” chega ao município de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte do Estado, na próxima quinta-feira (21). A iniciativa tem como tema central o ritmo Xaxado e será ministrada pelo mestre e rei do forró Assisão e pelo grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

Com uma proposta didática, a aula espetáculo resgata a origem dos ritmos e tradições do são joão nordestino. Através da música, Assisão contextualiza os aspectos da tradição junina enquanto interage com os estudantes. O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião fica responsável pela dança, movimentando o espetáculo.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, a união desses dois grandes filhos de Serra Talhada vem coroar a importância que tem o Xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. “Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o Xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções”, afirmou Cleonice. 

Leia também:
Jonathas de Andrade leva sua "Caravana" para Petrolina
Cinema São Luiz se renova através da produção pernambucana
Pernambuco e Paraíba dividem palco no Café Liberal

 

Além de Lagoa do Carro, o projeto também vai percorrer: Colégio Municipal Profº Nivaldo Xavier de Araújo (Itambé);Escola Estadual João Alfredo (Goiana), ETE – José Alencar Gomes da Silva (Paulista), ETE – Governador Eduardo Campos (São Lourenço da Mata); Escola Municipal Expedito Lopes de Barros (Mirandiba) e Colégio Municipal Bárbara de Alencar (Exu).


Veja também

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem
Assédio

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online
Cinema

Mais de 40 filmes de terror nacionais são exibidos em mostra online