Cultura+

Banda catalã Columna lança primeiro álbum da carreira

A influência da música latina foi algo explorado pela banda desde o início. O conceito de Fake Cumbia foi uma invenção da Comluna. Apesar de ter o interesse por toda a diversidade dos derivados da cumbia, os músicos não querem rotular o som e o estilo da

Álbum: "Es un safari mi amore Álbum: "Es un safari mi amore  - Foto: Divulgação / Facebook

Resultado de três anos de trabalho, o primeiro disco da banda catalã Columna, intitulado "Es un safari mi amor", lançado neste mês maio, foi produzido por meio de uma experimentação de ritmos e melodias que os músicos se sentiam à vontade de conhecer, a exemplo do swing latino da cumbia.

É o que conta o coreógrafo pernambuco e percussionista da banda, o também ator, João Lima. “Nessas sessões, notamos um interesse comum por explorar essa espécie de transe que a repetição da música em geral e por músicas africanas e latino-americanas”.

A decisão de gravar o primeiro disco veio depois da banda realizar o primeiro show em Barcelona. “Durante esses primeiros anos, gravamos a maioria dos ensaios de improvisação para depois dissecar e selecionar as ideias que mais nos atraíam", afirma João.  


 
Leia também:
Vinícius Sarmento homenageia o violão brasileiro no 'Aurora Instrumental'
São Luiz volta a funcionar com pré-estreia de 'O processo'
Flaira Ferro faz shows e afirma estar aberta para uma nova fase na carreira

Segundo ele, o processo de composição foi acontecendo ao longo dos três anos em cima do conceito da animalidade do ser humano, ou seja, a capacidade que temos de fazer passar por racionais certos comportamentos irracionais. “A ideia de que, muitas vezes, se nos deixarmos levar por esses processos instintivos, fora da lógica racional humana, nos aproximamos a outra sensibilidade, talvez a algo mais puro”, explica.

A influência da música latina foi algo explorado pela banda desde o início. O conceito de Fake Cumbia foi uma invenção da Columna. Apesar de ter o interesse por toda a diversidade dos derivados da cumbia, os músicos não estão visando rotular o som e o estilo da banda.

   Plataformas digitais 

Para apresentar ao público as oito faixas do disco, o grupo se apresenta em Barcelona com concertos agendados na cidade e nas localidades prróximas. O disco está disponível nas principais plataformas digitais como Youtube e Deezer.

 A Columna tem Andy Poole (baixo), João Lima (voz e percussão), Juan Felipe Mejía (bateria e percussão), Fran Ibern (percussão), Maria Caravaca (vocalista) e Manu Huerta (guitarra).

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter