BBB 21

Basculho? Gil usa expressão pernambucana em briga com Pocah

A palavra é uma variante de vasculhar, que é o ato de limpar o telhado de uma casa pela parte interna usando uma vassoura

Gilberto, do BBB 21Gilberto, do BBB 21 - Foto: TV Globo/Divulgação

Leia também

• "O povo pensa que a gente é besta, mas a gente já comeu muito cuscuz com feijão", dispara Gilberto

• BBB 21: Carla Diaz diz a Arthur que ele deu 'tiro no pé' ao vetar Gilberto e Fiuk

• Madrugada tem beijo triplo e Gilberto apaixonado

• Mãe de Gilberto comemora aceitação do filho em Universidade dos Estados Unidos

• 'Paixão é recíproca', diz Lucas Penteado sobre possível namoro com Gilberto

Em uma discussão por conta do Jogo da Discórdia, realizado na noite da segunda-feira (15), no BBB 21, Gilberto chamou a participante Pocah de "Basculho". A palavra gerou curiosidade nas redes sociais por ser um termo regional pernambucano. Você sabe o que Gil quis dizer quando chamou a cantora de basculho? 

"Não vim do lixo pra perder pra basculho, meu amor", disparou o economista, no meio da discussão. Outros participantes da casa perguntaram o que significava a palavra, mas Gil não quis revelar. 

Basculhar, variante de Vasculhar, é uma palavra usada para se referir ao ato de limpar o telhado de uma casa. Tanto o cascalho que cai quando se faz essa limpeza quanto a vassoura que é utilizada para a realização são chamados de basculho/vasculho por algumas pessoas. Por isso, o termo foi vinculado ao lixo, como algo que se joga fora e é desprezível. 

A discussão

Tudo começou após o Jogo da Discórdia cuja dinâmica consistia em fazer os competidores montarem o pódio da final, ou seja, apontar quem cada um queria que estivesse ao seu lado no último programa. Na dinâmica, Gilberto apontou Pocah como a concorrente que jamais mereceria o prêmio.

Na parte de fora da casa, após o ao vivo, Pocah acusou Gil de hipocrisia e disse que ele havia ofendido seu caráter e sua índole. Foi então que a briga mais acalorada começou. A briga teve dedos em riste, xingamentos e ofensas pesadas.

"Sou barraqueiro, e daí? Você acha que porque você tem milhões, você é poderosa", gritou Gilberto. A funkeira reagiu dizendo que o doutorando em Economia gostava de fazer show, e Gil reagiu de modo mais forte. "Não vim do lixo pra perder pra basculho, meu amor", disparou. Ao perguntar o que era tal expressão, Gil não quis revelar.

"A partir de agora, nós somos adversários. Batendo o martelo", declarou Pocah. Nesse momento, começaram os palavrões e ofensas de parte a parte. "Eu não arrego pra ninguém não, minha mãe me deu coragem. Eu não vim de qualquer lugar, não", disparou Gilberto sendo contido por outros confinados na casa.

"Você se perdeu. Você oscila. Sorri pra todo mundo", emendou Pocah. "Você se revelou. Eu disse que eu não queria conversar e ela veio pra cima de propósito", disse Gilberto.

As equipes dos dois participantes reagiram pelo Twitter após o termo "basculho" ficar entre os temas mais comentados. A equipe de Gil reagiu aos comentários de quem queria taxar o participante como agressivo. "Estômago embrulhado", postou. Em outra postagem, a equipe diz que de fato ele é briguento, mas que a conversa foi planejada por Pocah para desestabilizar o rapaz. 

 A equipe de Pocah soltou vídeos para provar que foi Gilberto quem começou a briga. Também compartilhou um vídeo que mostra o acolhimento por parte dela com o brother na casa. 

Veja o vídeo:


 

Veja também

Cinemateca Pernambucana lança mostra infanto-juvenil
Fundaj

Cinemateca Pernambucana lança mostra infanto-juvenil

Estreias de março na Amazon Prime Vídeo
Streaming

Estreias de março na Amazon Prime Vídeo