Batom vermelho nunca perde a majestade

Há cinco mil anos antes de Cristo, as mulheres mesopotâmicas já gostavam de exibir os lábios rubros

Fabi Gomes, maquiadoraFabi Gomes, maquiadora - Foto: Divulgação

Ícone de maquiagem, o batom vermelho nunca perde a majestade. Preferido de dez entre dez divas, da vida real e da ficção, o item coloriu rostos marcantes como o de Marilyn Monroe, Marlene Dietrich e Rita Hayworth. Uma Thurman, em “Pulp Fiction”, Anne Hathaway, em “O Diabo Veste Prada”, e Angelina Jolie na pele de “Malévola” abusaram do bocão carmim para dar vida às suas personagens.

Há cinco mil anos antes de Cristo, as mulheres mesopotâmicas já gostavam de exibir os lábios rubros, com tinturas feitas de pedras preciosas trituradas. Já os egípcios chegaram a utilizar ingredientes tóxicos e até morreram por isso. Mas foi Cleópatra a grande responsável pela popularização dos lábios avermelhados, obtidos a partir dos insetos Cochonilha, técnica utilizada até hoje.

Depois de cair em desgraça durante a Idade Média e de ser condenado pela igreja, o batom vermelho só voltou a brilhar no reinado da Rainha Elizabeth I, quando virou moda entre a nobreza ostentar um rosto pálido contrastando com pigmentos encarnados.

Cleópatra é uma das musas de Fabiana Gomes, adepta ferrenha do batom vermelho e maquiadora sênior da grife M.A.C. Morena, de cabelos cacheados e rosto marcante, Fabiana fez do batom vermelho sua marca registrada, seu acessório-chave para todos os looks, e esse foi o assunto da nossa conversa.

Entrevista > Fabiana Gomes (maquiadora)

O batom vermelho virou sua marca registrada. Desde quando você o usa?

Sempre tive um fraco por batom vermelho. Desde que comecei a me maquiar lembro ele ali por perto... Nada melhor que um batom impactante. Foi daí que surgiu este relacionamento sério! (risos)

O que ele representa para você, pessoalmente, e como acessório de beleza?

Como acabou se transformando na minha marca registrada, é praticamente uma entidade pra mim. Não é raro chegar aos lugares sem o batom e as pessoas literalmente me intimarem: cadê o batom, Fabi? Nem me dão bola quando estou sem ele... (risos) É fascinante como um batom poderoso desperta o interesse das pessoas e te faz sentir poderosa e linda. Hoje em dia, me dou ao luxo de dispensar até mesmo acessórios, já que ele por si só é um senhor acessório de poder!

É possível errar usando batom vermelho?

Como vermelho é uma cor vibrante, vale a pena alguns cuidados na aplicação, como preparar os lábios com primer para que o batom não escorra e fique no lugar. Um lápis de boca de cor semelhante sempre ajuda na simetria e na limpeza do traço. Esses cuidados são necessários para que o batom fique perfeitamente aplicado e lindo. Como o item por si só já representa um elemento de força na maquiagem, minha sugestão é deixa-lo brilhar como estrela principal. Muitos protagonistas no mesmo lugar podem gerar mal-estar. Prefiro deixar o estrelato para o batom e evitar usar sombras ou quaisquer elementos com excesso de cor e que possam chamar muita atenção. Pego leve até mesmo com os acessórios. Essas dicas valem para quem quer usar o batom vermelho sem ser a dona do baile. Quer ser a dona do baile? Daí vale tudo!

Qual a dica para usar batom vermelho e não sair manchando tudo?

Para garantir boca linda e perfeita por mais tempo, o primer de lábios é uma excelente opção. Batons mate são fantásticos porque fixam nos lábios e não transferem, além de ser uma ótima opção para as moçoilas mais espevitadas.

Acha que o batom vermelho combina com todos os tipos de pele e todas as ocasiões?

Existem diversas texturas e intensidades de vermelho - mais alaranjados, mais ameixa... Alguns, como o Ruby Woo (da M.A.C.) têm mais azul na formulação. Certamente existe um vermelho para você.

Veja também

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria
Audiovisual

Saiba o que muda para Hollywood agora que a China bateu os EUA em bilheteria

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep
Música

A psicodelia moderna de Petrônio e as Criaturas em novo Ep