BBB21

'BBB 21' levanta debate sobre abuso e tortura psicológica; o que são e como identificar

Situações vivenciadas entre participantes do reality show da TV Globo chamam a atenção do público

Karol Conká e Arcrebiano Araújo: público vê abuso psicológico por parte da cantoraKarol Conká e Arcrebiano Araújo: público vê abuso psicológico por parte da cantora - Foto: Reprodução/TV Globo

Xingamentos, acusações, críticas maldosas, ofensas, desprezo, ironias e ameaças veladas. Essas são algumas das características do abuso psicológico, tema em pauta no “Big Brother Brasil”, da TV Globo, a partir de situações vivenciadas por alguns dos participantes do reality show, que geraram debate nas redes sociais.

“O abuso psicológico é um comportamento no qual a gente subjuga e acontece quando uma pessoa submete e expõe a outra em determinada situação. É marcado pela relação de poder. Até um silêncio como mecanismo de punição para aquela pessoa pode ser considerado abuso”, explica o psicólogo Rui Gonçalves.

O comportamento da cantora Karol Conká no programa foi colocado em xeque pelo público. Cenas dela em que são apontados traços de comportamentos como persuasão e dissimulação ganharam repercussão nas redes sociais.
 

“Temos alguns exemplos, que culminaram com a desistência de um participante [Lucas, que abandonou o programa]. Precisamos [os psicólogos] tomar cuidado com essa análise, porque as pessoas que estão no Big Brother não são nossos pacientes ou clientes. O código de ética do psicólogo deixa claro que ‘ao psicólogo é vedado induzir convicções quando do exercício de suas funções profissionais’”, continua Rui.

Em uma conversa com o participante Arcrebiano Araújo, o público viu os indícios de abuso psicológico por parte de Karol Conká. Ela chamou o colega de confinamento de “covarde” por ter se omitido a entrar em uma discussão na festa da noite anterior.

"Eu era uma pessoa anônima, ninguém me conhecia, eu era muito feliz e agora estou triste", disse Arcrebiano. O brother até chegou a dizer que sairia do programa de cabeça erguida - ele foi eliminado na terça-feira (9). 

Indícios de tortura psicológica no programa também são apontados pelo público, como os que resultaram na desistência do participante Lucas Penteado. Ele, após beijar o pernambucano Gilberto Nogueira, viu seus companheiros de confinamento o provocarem a tal ponto que não resistiu à pressão e pediu para deixar o programa.

“A tortura é marcada por uma Lei, a 9.455/97. Ela fala sobre o crime de tortura e, nesse crime, no artigo 1, é citado o fato de ‘constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça causando-lhe sofrimento físico ou mental’”, acrescentou o psicólogo.

Essa Lei prevê pena de reclusão de dois a oito anos.

Danos e como identificar
Os danos do abuso psicológico para a pessoa são variados. “Ao contrário das patologias físicas, os distúrbios emocionais, de uma maneira geral, são muito difíceis de diagnosticar e necessitam de uma observação mais completa, mais densa”, explica Rui.

De uma maneira geral, quem sofre abuso psicológico tende a apresentar uma sintomatologia próxima à da depressão. “O abuso psicológico é um fator de predisposição a transtorno de ansiedade generalizada, depressão, e muitas vezes o suicídio. Por isso que falamos que atinge não só a saúde emocional, mas a física também”, segue o psicólogo.

“Costumamos enxergar em pacientes vítimas de abuso psicológico uma vontade de chorar, um medo muito grande, desinteresse em fazer qualquer coisa, perdem a capacidade de se divertir, de sentir prazer nas coisas que tinham antes”, elenca Rui como sintomas de quem sofre o abuso.

Quem observa pode intervir?
Todo mundo deve ser um promotor da saúde, independente da formação, explica o psicólogo. “Qualquer pessoa pode denunciar, mas intervir é para o profissional de saúde. É fundamental que se procure um psicólogo para que a gente possa ver quais são os desdobramentos disso na saúde emocional e então ver o caso para passar, caso necessário, para um psiquiatra para receitar medicação”, explica o psicólogo.

Em casos que envolvem crianças, idosos e mulheres, é preciso recorrer ao que é citado nos Estatutos da Criança e do Adolescente; e do Idoso; e a Lei Maria da Penha, respectivamente.

Tratamento
O primeiro tratamento é a psicoterapia para entender como se dá esse processo de abuso psicológico e de violência “Para podermos traçar um plano terapêutico precisamos ver como a pessoa está para poder de fato atuar. Dependendo, mas não em todos os casos, vamos precisar do apoio de um psiquiatra”, diz Rui. 

E quem quer ajudar alguém que sofre abuso psicológico, pode acolher e procurar um profissional de psicologia. “É o melhor caminho”, finaliza Rui.

É crime?
A Constituição Federal prevê o crime de tortura, mas a seara psicológica dessa conduta não possui um respaldo jurídico preciso, apesar da existência da Lei 9.455/97, o que indica, portanto, uma lacuna legislativa. 

“O juiz pode interpretar [a tortura psicológica] como crime. É um assunto difícil, muito novo”, explica o advogado criminalista Júlio Cezar Veloso. 

Em 2019, a Justiça de Florianópolis/SC determinou que um empresário pagasse indenização para a ex-mulher e a filha por danos morais em razão de histórico de abusos físicos e psicológicos praticados no meio familiar. 

“Não existe lei que expressa taxativamente que a tortura psicológica tenha uma pena. O juiz vai ter que fazer analogia a um outro código penal. O abuso não está expressamente na CF, que fala sobre o crime de tortura. Você vai ter que entender e interpretar”, acrescenta o advogado.

A Lei Maria da Penha, criada para defender mulheres, prevê violência psicológica como crime.

Júlio Cezar acredita que seja um caminho para o Direito a discussão sobre os temas. “Pode até virar proposta de Lei. O Direito não é uma ciência exata, tanto que tem juiz que entende de um jeito e juiz que entende de outro”, prossegue. 

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter