Cultura+

Beijos em cena; veja imagens inesquecíveis

Para celebrar o Dia do Beijo, relembre alguns momentos inesquecíveis na história do cinema.

Elisa (Sally Hawkins) e a criatura aquática (Doug Jones) em A Forma da ÁguaElisa (Sally Hawkins) e a criatura aquática (Doug Jones) em A Forma da Água - Foto: Reprodução

No latim, os beijos eram cultivados em três termos diferentes: o osculum, um beijo na face, trocado entre conhecidos; o basium, um beijo apaixonado; e o suavium, um beijo terno e carinhoso. Por fim, a palavra latina basium foi se modificando até chegar ao que se conhece por beijo atualmente - um ato de afeto que se manifesta através dos lábios, trocado entre amigos, familiares ou namorados. O gesto é tão popular em todo mundo que até tem uma data própria. Neste sábado, 13 de abril, se comemora o Dia do Beijo.

Ao longo das décadas, grandes obras cinematográficas ficaram marcadas pelo momento em que os protagonistas se encontram em um beijo. Relembre algumas dessas cenas:

A um Passo da Eternidade (1953)

A Um Passo da Eternidade

No clássico, Deborah Kerr e Burt Lancaster se envolvem em um beijo apaixonado pelas ondas do mar do Havaí. No contexto do filme, os personagens se encontram em dias turbulentos que antecedem o ataque a Pearl Harbor. Por isso, a cena do beijo que ficou na memória é uma representação de desejo, beleza e proibição.

Meu Primeiro Amor (1991)

Meu Primeiro Amor


No filme, o beijo entre Anna Chlumsky e Macaulay Culkin é terno e delicado, evidenciando a inocência de duas crianças que caminham para a adolescência.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


Um dos beijos mais doces do cinema é o de Audrey Tautou e Mathieu Kassovitz, em 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain1. A cena acontece já no final do longa e não desaponta. Exemplo de sensibilidade e delicadeza, é difícil não se emocionar com o beijo silencioso de Amélie e Nino.

Homem-Aranha (2002)

Homem-Aranha


De ponta-cabeça, o beijo entre o Homem-Aranha (Tobey Maguire) e Mary Jane (Kirsten Dunst) inaugurou uma nova categoria de beijo reproduzida em todo o mundo.

A Forma da Água (2017)

A Forma da Água


Vivenciado na década de 60, em meio aos conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos na Guerra Fria, o romance entre Eliza e uma criatura aquática é revolucionário. O beijo, que acontece embaixo d’água, é atípico e carrega um enorme apelo visual

 

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter