Beijos em cena; veja imagens inesquecíveis

Para celebrar o Dia do Beijo, relembre alguns momentos inesquecíveis na história do cinema.

Elisa (Sally Hawkins) e a criatura aquática (Doug Jones) em A Forma da ÁguaElisa (Sally Hawkins) e a criatura aquática (Doug Jones) em A Forma da Água - Foto: Reprodução

No latim, os beijos eram cultivados em três termos diferentes: o osculum, um beijo na face, trocado entre conhecidos; o basium, um beijo apaixonado; e o suavium, um beijo terno e carinhoso. Por fim, a palavra latina basium foi se modificando até chegar ao que se conhece por beijo atualmente - um ato de afeto que se manifesta através dos lábios, trocado entre amigos, familiares ou namorados. O gesto é tão popular em todo mundo que até tem uma data própria. Neste sábado, 13 de abril, se comemora o Dia do Beijo.

Ao longo das décadas, grandes obras cinematográficas ficaram marcadas pelo momento em que os protagonistas se encontram em um beijo. Relembre algumas dessas cenas:

A um Passo da Eternidade (1953)

A Um Passo da Eternidade

No clássico, Deborah Kerr e Burt Lancaster se envolvem em um beijo apaixonado pelas ondas do mar do Havaí. No contexto do filme, os personagens se encontram em dias turbulentos que antecedem o ataque a Pearl Harbor. Por isso, a cena do beijo que ficou na memória é uma representação de desejo, beleza e proibição.

Meu Primeiro Amor (1991)

Meu Primeiro Amor


No filme, o beijo entre Anna Chlumsky e Macaulay Culkin é terno e delicado, evidenciando a inocência de duas crianças que caminham para a adolescência.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


Um dos beijos mais doces do cinema é o de Audrey Tautou e Mathieu Kassovitz, em 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain1. A cena acontece já no final do longa e não desaponta. Exemplo de sensibilidade e delicadeza, é difícil não se emocionar com o beijo silencioso de Amélie e Nino.

Homem-Aranha (2002)

Homem-Aranha


De ponta-cabeça, o beijo entre o Homem-Aranha (Tobey Maguire) e Mary Jane (Kirsten Dunst) inaugurou uma nova categoria de beijo reproduzida em todo o mundo.

A Forma da Água (2017)

A Forma da Água


Vivenciado na década de 60, em meio aos conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos na Guerra Fria, o romance entre Eliza e uma criatura aquática é revolucionário. O beijo, que acontece embaixo d’água, é atípico e carrega um enorme apelo visual

 

Veja também

Morre o ator e diretor de teatro Carlos Reis, conhecido por interpretar Jesus na Paixão de Cristo
Luto

Morre o ator e diretor de teatro Carlos Reis, conhecido por interpretar Jesus na Paixão de Cristo

'Luca', da Pixar, é visto como uma alegoria gay ao mostrar amizade de dois adolescentes
Animação

'Luca', da Pixar, é visto como uma alegoria gay ao mostrar amizade de dois adolescentes