Música

Benito di Paula chega aos 80 anos com álbum de inéditas

'Infinito Zen' traz 12 faixas inéditas e marca parceria com seu filho, Rodrigo Vellozo

Benito di Paula celebra 80 anosBenito di Paula celebra 80 anos - Foto: Murilo Alvesso/Divulgação

“Eu sonho, sou verso, sou terra, sou sol, sentimento aberto. Ah, como eu amei... Ah, eu caminhei...”. O talento e carisma continuam trilhando o caminho de Uday Vellozo, mais conhecido como Benito di Paula, às vésperas de comemorar seus 80 anos. E, parafraseando aquele ditado de “o aniversário é dele, mas o presente é de todos”, o cantor lança um disco de inéditas que chega às plataformas digitais neste domingo (28), dia do seu octogésimo parabéns.  

De pai para filho

Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, o cantor, compositor e pianista desfila no cenário fonográfico desde a década de 1960. Ainda jovem cantava em bares e boates, pouco tempo depois, acabou firmando-se como referência do samba paulista.  

Dono de sucessos como “Retalhos de Cetim”, “Do jeito que a vida quer” e “Acaba a valentia de um homem”, Benito vê sua música ultrapassar gerações e escorrer pelo seio familiar. Já vindo de uma família de artistas, o seu filho mais velho, Rodrigo Vellozo, também é músico.  

De casa, por videochamada com a reportagem da Folha de Pernambuco, a dupla esbanjou bom humor ao contar como foi a inserção do primogênito com a música. “Quando eu tinha quatro anos, gravamos juntos a ‘Oração de São Francisco’ para a Campanha da Fraternidade. Ele já é uma referência para mim por ser meu pai, mas depois que eu adentrei nesse mundo e comecei a estudar, você começa a entendê-lo como artista é pulsante”, comentou Rodrigo.  

Benito di Paula e seu filho, Rodrigo VellozoBenito di Paula e seu filho, Rodrigo Vellozo Foto: Murilo Alvesso/Divulgação

Benito, Pernambuco e pandemia

Benito não esconde sua admiração pelo Estado. Com boas lembranças, conta que já teve seu coração fisgado por pernambucanas. “Foram três vezes, deu certo enquanto tinha que dar”, brincou.  

Musicalmente falando, quem ocupa um espaço de destaque na sua memória é Luiz Gonzaga. Fã declarado do Rei do Baião, há 30 anos compôs “Um piano no forró”, onde exalta e ensaia, ao mesmo tempo, o ritmo nordestino. A canção está presente em seu novo trabalho. “Agora essa música sai pronta do meu coração para homenagear o Rei do Forró e o do baião”, conta o friburguense. 

Já recluso por questões pessoais, Benito encarou a pandemia junto com o filho. Mudou o visual, raspando a cabeça e a barba, mas logo voltou atrás. Realizando lives-shows nas redes sociais, montou um trio infalível: ele, Rodrigo e o piano. Tomou gosto pela coisa e ainda lançou uma série no Youttube: “Em Casa”. O documentário foi dividido em quatro episódios que reúnem família, contação de história, carinho e muita música.  

“Bem-vinda, Aurora” 

“Quando contei que iria ser pai, ele foi direto para o piano e, em pouco tempo, já tinha uma música dedicada a ela”, derreteu-se Rodrigo ao contar da composição de Benito para a neta. A canção, inclusive, foi lançada no Dia dos Pais deste ano, numa parceria da dupla para celebrar a chegada da pequena. “Traz a paz de Deus contigo. Vem brincar, sorrir comigo”, registrou o avô nos versos para a neta primogênita. 

 

Para celebrar seus 80 anos, “Infalível Zen” chega para renovar o fôlego e conquistar novos fãs. Do jeito mais livre e Benito de ser, as 12 faixas reúnem composições inéditas fruto da inspiração de anos do cantor. O disco foi articulado por Rodrigo Vellozo com Rômulo Froes, importante nome na cena musical contemporânea de São Paulo.  

“O processo de composição do meu pai é muito intenso e rápido. É mesmo uma força da natureza em curso, coisa impressionante e muito bonita de se testemunhar”, elogia Rodrigo. As homenagens não cessam. Em 2022, um disco será lançado com artistas celebrando Benito di Paula e as transformações que ele fez na música.

Veja também

"Só Se For Por Amor": Netflix divulga data de estreia e teaser de nova série brasileira
Streaming

"Só Se For Por Amor": Netflix divulga data de estreia e teaser de nova série brasileira

Festa Inverse traz ao Recife Dubdogz e outras atrações da cena eletrônica
DJs

Festa Inverse traz ao Recife Dubdogz e outras atrações da cena eletrônica