Turma da Mônica

Bernardo, com nanismo, é o mais novo personagem da Turma da Mônica

Novo membro da turminha estreia no livro "Nosso Amigo com Nanismo", pela editora Culturama

Foto:

Bernardo, um menino com nanismo, é o mais novo personagem da Turma da Mônica, e sua estreia será no livro “Nosso Amigo com Nanismo”, da editora Culturama - licenciada da Turma da Mônica desde 2017.

Baseado na história real de uma criança gaúcha com acondroplasia – forma mais comum do nanismo – o primeiro dia de aula na Escola Limoeiro contextualiza a narrativa da publicação, que é lançada no formato 20x27 cm, com 32 páginas ilustradas, capa em papel cartão e miolo em couchê.

O nanismo, doença genética que afeta o crescimento normal dos ossos, resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população, ganha as páginas do livro junto a outros personagens da turminha: Cebolinha, Magali, Cascão e é claro, a Mônica.

 

A baixa estatura de Bernardo passa a ser questionada em seu primeiro dia de aula, na Escola Limoeiro. A partir de então, ele conta sua história, fala sobre as dificuldades das pessoas com nanismo e mostra que somente o conhecimento e a informação podem tornar a nossa sociedade mais inclusiva.

 “É com muito orgulho que damos as boas-vindas ao Bernardo! A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da Turma da Mônica e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo”, pontua o desenhista Mauricio de Sousa.

 O livro “Nosso Amigo com Nanismo” será lançado em São Paulo, no mesmo dia em que é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, em 25 de outubro.

 

Veja também

Briga generalizada no "BBB 24" causa fim de alianças e puxão de orelha do Big Boss
BBB 24

Briga generalizada no "BBB 24" causa fim de alianças e puxão de orelha do Big Boss

Após cirurgia e recuperação, Kate Middleton voltará a compromissos públicos em 8 de junho
família real

Após cirurgia e recuperação, Kate Middleton voltará a compromissos públicos em 8 de junho