Cultura+

'Bingo' é selecionado para disputar vaga no Oscar

Comissão da Academia Brasileira de Cinema divulgou escolha na tarde desta sexta-feira (15), em anúncio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Vladimir Brichta no papel de BingoVladimir Brichta no papel de Bingo - Foto: Warner Bros./Divulgação

"Bingo - O rei das Manhãs", de Daniel Rezende, é o filme brasileiro indicado para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2018. O anúncio foi feito no começo nesta sexta-feira (15), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Leia também:
Filme 'Bingo' mostra a vida de um palhaço que vive sob a máscara
Diretor do filme 'Bingo' foi indicado ao Oscar
Ministério da Cultura divulga filmes que concorrem a candidatura ao Oscar


A seleção foi feita pela Academia Brasileira de Cinema, entidade que fez acordo de cooperação com o Ministério da Cultura (MinC). Para a escolha, a Academia montou uma comissão com sete nomes que integram a entidade: André Carreira, Iafa Britz, David Schurmann, Doc Comparato, João Daniel Tikhomiroff, Miguel Faria Júnio e Jorge Peregrino, presidente do grupo.

O MinC acompanhou o processo, através da Secretaria do Audiovisual. Essa parceria foi fundada depois das polêmicas do ano passado, quando o filme pernambucano "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, elogiado pela crítica nacional e estrangeira, perdeu a disputa para "Pequeno Segredo", de David Schurmann.

Até o momento mais de 40 países já inscreveram filmes para disputar uma vaga no Oscar. Até o fim do ano, a lista será diminuída para nove concorrentes; no dia 23 de janeiro de 2018, serão anunciados os cinco finalistas que irão disputar a estatueta.

Entre os filmes elogiados que estão na lista, destaque para "Happy End", de Michael Haneke (Áustria); "Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio (Chile); e "A Taxi Driver", de Jang Hoon (Coreia do Sul). O Oscar 2018 será a 90ª edição do evento e ocorrerá no dia 4 de março de 2018.

"Bingo" concorria, entre outros, com: "Corpo Elétrico", de Marcelo Caetano; "Divinas Divas", de Leandra Leal; "Real - O plano por trás da história", de Rodrigo Bittencourt; "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky; e "Polícia Federal - A Lei é para todos", de Marcelo Antunez.

Goya

"Bingo" foi eleito na última quinta-feira (14) o longa-metragem nacional para disputar uma vaga na 32ª edição do Prêmio Goya, principal competição de cinema feita pela Espanha. A seleção foi feita pela Ancine. Dirigido por Daniel Rezende, o longa-metragem vai disputar uma das quatro vagas na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano. O evento será no dia 3 de fevereiro de 2018 e é organizado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.


Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter