'Bingo' é selecionado para disputar vaga no Oscar

Comissão da Academia Brasileira de Cinema divulgou escolha na tarde desta sexta-feira (15), em anúncio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Vladimir Brichta no papel de BingoVladimir Brichta no papel de Bingo - Foto: Warner Bros./Divulgação

"Bingo - O rei das Manhãs", de Daniel Rezende, é o filme brasileiro indicado para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2018. O anúncio foi feito no começo nesta sexta-feira (15), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Leia também:
Filme 'Bingo' mostra a vida de um palhaço que vive sob a máscara
Diretor do filme 'Bingo' foi indicado ao Oscar
Ministério da Cultura divulga filmes que concorrem a candidatura ao Oscar


A seleção foi feita pela Academia Brasileira de Cinema, entidade que fez acordo de cooperação com o Ministério da Cultura (MinC). Para a escolha, a Academia montou uma comissão com sete nomes que integram a entidade: André Carreira, Iafa Britz, David Schurmann, Doc Comparato, João Daniel Tikhomiroff, Miguel Faria Júnio e Jorge Peregrino, presidente do grupo.

O MinC acompanhou o processo, através da Secretaria do Audiovisual. Essa parceria foi fundada depois das polêmicas do ano passado, quando o filme pernambucano "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, elogiado pela crítica nacional e estrangeira, perdeu a disputa para "Pequeno Segredo", de David Schurmann.

Até o momento mais de 40 países já inscreveram filmes para disputar uma vaga no Oscar. Até o fim do ano, a lista será diminuída para nove concorrentes; no dia 23 de janeiro de 2018, serão anunciados os cinco finalistas que irão disputar a estatueta.

Entre os filmes elogiados que estão na lista, destaque para "Happy End", de Michael Haneke (Áustria); "Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio (Chile); e "A Taxi Driver", de Jang Hoon (Coreia do Sul). O Oscar 2018 será a 90ª edição do evento e ocorrerá no dia 4 de março de 2018.

"Bingo" concorria, entre outros, com: "Corpo Elétrico", de Marcelo Caetano; "Divinas Divas", de Leandra Leal; "Real - O plano por trás da história", de Rodrigo Bittencourt; "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky; e "Polícia Federal - A Lei é para todos", de Marcelo Antunez.

Goya

"Bingo" foi eleito na última quinta-feira (14) o longa-metragem nacional para disputar uma vaga na 32ª edição do Prêmio Goya, principal competição de cinema feita pela Espanha. A seleção foi feita pela Ancine. Dirigido por Daniel Rezende, o longa-metragem vai disputar uma das quatro vagas na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano. O evento será no dia 3 de fevereiro de 2018 e é organizado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.


Veja também

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'
Streaming

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19
Coronavírus

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19