Biografia de Hebe Camargo é lançada

Livro que conta a história da apresentadora, que morreu no ano de 2012, esmiúça o seu trabalho na música e na televisão

Sorriso largo e expressões, como “gracinha”, sempre foram a marca de  Hebe CamargoSorriso largo e expressões, como “gracinha”, sempre foram a marca de Hebe Camargo - Foto: Divulgação

É impossível falar de Hebe Camargo sem lembrar seu sorriso sempre largo, os selinhos que dava em seus convidados ou suas expressões mais famosas, como “gracinha” e “linda de viver”. Agora, os fãs poderão entender melhor a história da eterna rainha da TV graças à recém-lançada “Hebe - A Biografia”, escrita pelo jornalista Artur Xexéo.

“Ela nunca quis ter uma biografia lançada em vida. Por incrível que pareça, achava que ninguém se interessaria por sua história”, conta Claudio Pessuti, sobrinho da loira, que morreu aos 83 anos, em setembro de 2012, após travar uma batalha contra o câncer. Xexéo, por sua vez, sempre teve interesse pela história de Hebe.

“Abracei o projeto como se fosse meu. O universo dela me interessa, a personagem me interessa. Achei que contar a história de Hebe seria uma boa maneira de contar também a história da televisão.”

Claudio completa: “Ela só ficou fora do ar dois anos desde que começou. Não dá para falar de uma sem falar da outra”.

Para os fãs de Hebe, o livro é um prato cheio. Há, por exemplo, um detalhado esboço de sua carreira como cantora, listando todas as músicas que já interpretou. “Debrucei-me sobre a carreira de cantora exatamente por perceber que é uma parte menos conhecida da trajetória da Hebe”, conta Xexéo. “Foi também uma forma de homenageá-la. Hebe era frustrada por não ter sido reconhecida como a cantora que queria ser. O livro a trata como a ótima cantora que foi. Escrevi ouvindo seus discos, e cada um foi uma descoberta.”

Com sólida carreira na televisão, Hebe tinha vida pessoal agitada. Estão no livro todos os seus romances: do namorado de adolescência (que de tanto presenteá-la, criou nela o gosto por rosas vermelhas), aos namoros com um herdeiro dos Matarazzos e dois casamentos.

O autor diz que teve dificuldade para decidir o que ficaria de fora. O flerte com o empresário Ciro Batelli, nos últimos anos de vida, não é citado. “Será que o encontro com Ciro merecia o mesmo destaque dos outros? Houve também um namoro com Rolando Boldrin. Mereceria entrar? Ao escrever, achei que não.”

Últimas palavras
Sobrinho que Hebe Camargo considerava como filho, Claudio Pessutti diz que sente falta da tia todos os dias. “Dediquei minha vida a ela enquanto esteve viva”, conta o empresário, que cuidava de todos os negócios da estrela. Claudio diz que para contar tudo da vida de Hebe seriam necessários pelo menos “quatro livros”, mas não esconde que foi tocado pela biografia. “O ponto que mais me emocionou é quando ele fala dos últimos dias de vida. Ela escolheu uma roupa e fomos passear no shopping. Ela deu um presente para mim e outro para o Marcello [filho]”, relembra ele, que ganhou uma camisa da apresentadora.

Claudio afirma que a família não fez nenhum pedido para deixar histórias de fora e revela a última frase que ouviu da tia, momentos antes de sua morte, em casa, após perder a batalha para o câncer. “Ela me olhou nos olhos e disse: ‘Amanhã vou estar melhor’. Nunca me esquecerei disso.”

Homenagens
Neste ano, Hebe Camargo ganhará uma série de homenagens, com o projeto “Hebe Forever”. No segundo semestre, ainda sem data definida, será lançada uma exposição reunindo fotos de sua vida, além de recortes de revistas e jornais.

O destaque da mostra, no entanto, fica com as famosas roupas e joias que pertenciam à apresentadora, que morreu em setembro de 2012. A exposição será inaugurada em São Paulo e rodará todo o Brasil.

Um musical baseado na vida da apresentadora também será lançado. O espetáculo deve chegar aos teatros por meio do produtor Luiz Oscar Niemeyer. Os testes para a escolha do elenco começam em julho, e a ideia é estrear neste ano.

Em 2018, deve chegar aos cinemas um longa-metragem sobre Hebe. Mariana Ximenes, na fase jovem, e Irene Ravache, na fase adulta, são as mais cotadas para o papel.

Veja também

Em sua maior edição, Música Mundo anuncia série de entrevistas como parte de suas atividades
Música

Em sua maior edição, Música Mundo anuncia série de entrevistas como parte de suas atividades

Anitta entra na lista oficial de músicas da posse de Joe Biden e Kamala Harris
Celebridades

Anitta entra na lista oficial de músicas da posse de Joe Biden e Kamala Harris