A-A+

Biografia sobre pintor José Cláudio é lançada no Recife

Obra publicada pela Cepe conta a trajetória do premiado artista de 87 anos, e foi escrita pelo jornalista Julio Cavani

Pintor José Cláudio é um dos mais respeitados artistas pernambucanosPintor José Cláudio é um dos mais respeitados artistas pernambucanos - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

O Recife tem a honra de sediar o lançamento oficial de "José Cláudio: aventuras a mão livre". A biografia do pintor pernambucano foi escrita pelo jornalista e crítico de arte Julio Cavani, e já havia tido um lançamento prévio no ano passado, durante a Feira Nordestina do Livro (Fenelivro). "Na época, a Companhia Editora de Pernambuco fez uma programação envolvendo vários livros, e chegamos à conclusão de que Zé Cláudio merecia mais atenção, um evento mais concentrado nele mesmo", explica Cavani.

O livro integra a coleção "Perfis", que conta a vida de vários pernambucanos importantes, e tem 194 páginas. Vai da infância do menino Zezé, em Ipojuca, na Mata Sul de Pernambuco, aos dias atuais, em que o premiado pintor e escultor de 87 anos segue lúcido e produtivo em seu ateliê, em Olinda - passando pelas viagens pela África, Europa, América do Norte e, no Brasil, Bahia, Amazônia, São Paulo e Rio de Janeiro, além dos encontros e trocas com nomes como Di Cavalcanti, Sérvulo Esmeraldo, Carybé, Mário Cravo, Francisco Brennand, Abelardo da Hora e outros artistas.

Leia também:
Exposição celebra a obra do artista plástico José Cláudio
Exposição 'Carimbos', no Mamam, revela faceta menos conhecida do pernambucano José Cláudio
Contra o ódio, mostra de arte expõe o amor

Biógrafo e biografado, Julio Cavani e José Cláudio mostram o resultado de seus encontros

Biógrafo e biografado, Julio Cavani e José Cláudio mostram o resultado de seus encontros - Crédito: Brunno Marcolino/Divulgação

O autor conta que o livro levou cerca de dois anos para vir à luz, entre o processo de ser escrito e publicado. "Já existiam muitos livros sobre Zé Cláudio, vários escritos por ele mesmo, mas acreditamos ter contribuído para tornar sua história mais conhecida", diz Cavani. "É uma 'biografia autorizada', ou seja, só contei o que ele gostaria que contasse", destaca.

Para ele, as histórias da infância foram as mais interessantes de serem contadas. "A arte não está explícita nesse período, mas as vivências se manifestam na obra dele. As memórias podem perfeitamente ser ilustradas pelas pinturas de Zé Cláudio realizadas muitos anos depois", aponta.

Serviço
Lançamento de "José Cláudio: Aventuras à Mão Livre", de Julio Cavani (Ed. Cepe, R$ 40, 194p.)
Quando: Quinta-feira, 23 de janeiro de 2020, às 19h
Local: Garrido Galeria - Rua Samuel de Farias, 245, Casa Forte

Veja também

DJ Ivis será solto após mais de 3 meses preso por agressão à ex-mulher
Agressor

DJ Ivis será solto após mais de 3 meses preso por agressão à ex-mulher

Musical 'A menina Akili e seu tambor falante' tem sessões online
Infantojuvenil

Musical 'A menina Akili e seu tambor falante' tem sessões online