Cultura+

Biógrafo cobra de distribuidora estreia do filme 'Marighella'

Ele se refere ao fato de que o longa-metragem, que estreou em fevereiro no Festival de Berlim, ainda não tem data de lançamento no país

Filme Marighella tem direção de Wagner Moura e conta com Seu Jorge no elencoFilme Marighella tem direção de Wagner Moura e conta com Seu Jorge no elenco - Foto: Marighella/Divulgação

Biógrafo do guerrilheiro Carlos Marighella, o jornalista Mário Magalhães se queixa nas redes sociais de que o filme inspirado em seu livro, dirigido por Wagner Moura, pode estar sendo alvo de "obscurantismo dos novos censores" e por isso ainda não chegou aos cinemas.

Ele se refere ao fato de que o longa-metragem, que estreou em fevereiro no Festival de Berlim, ainda não tem data de lançamento no país. Nesta semana, o filme será exibido numa mostra de cinema em Sydney.

'Marighella', o filme do Wagner Moura, chega à Austrália. Estrear no Brasil, que é bom, nada", escreveu numa rede social. E indagou à Paris Filmes, distribuidora do longa no país: "Vai se submeter ao obscurantismo dos novos censores? Censura nunca mais!"

Procurado pela Folha, o presidente da distribuidora, Marcio Fraccaroli, não retornou as ligações. Sua assessoria de imprensa informa que a empresa "não sofre nenhuma pressão no âmbito político."

Leia também:
'Vamos enfrentar muita m... no Brasil', diz Wagner Moura sobre filme de Marighella
Filme 'Marighella', de Wagner Moura, estreia sob aplausos em Berlim 

"O filme ainda não tem data de estreia e a definição será feita a partir do cenário previsto no calendário de estreias, que permanece muito competitivo", diz. Ainda segundo a assessoria de comunicação da Paris, pelo menos outros cinco títulos encontram-se na mesma condição: "O Juízo", "Os Salafrários", "Tudo ou Nada", "M8 - Quando a Morte Socorre a Vida" e "Quem Vai Ficar com Mario?".

Estreia do ator Wagner Moura na direção, "Marighella" traz Seu Jorge na pele do guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar e acabou assassinado pelo regime. A obra fez parte da seleção principal do Festival de Berlim, um dos mais importantes do calendário, e foi alvo de críticas nas redes sociais por seu teor político.

Mesmo sem assistir ao filme, mais de 15 mil pessoas resolveram dar nota ao longa no IMDb (Internet Movie Database). O site americano é a maior referência mundial para todo tipo de informações sobre cinema e produções de TV, trazendo por exemplo o elenco completo dos filmes, as músicas das trilhas sonoras, datas de estreias e também uma avaliação entre 1 e 10 dada pelos usuários.

Aparentemente após perceber que se tratava de campanhas organizadas, o IMDb acabou com a brincadeira tirando do ar o sistema de avaliação para "Marighella", ainda na tarde de segunda (18). Também apagou as resenhas feitas pelos usuários. Nenhum porta-voz do site foi encontrado para comentar.

Moura, que se alinha com a esquerda e empunhou uma placa com o nome de Marielle Franco na exibição, havia antecipado o problema em entrevista aos jornalistas em Berlim. "Vamos enfrentar muita merda no Brasil", disse, em referência à polarização política no país.

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter