Cultura+

#BlackOutTuesday: o dia em que a música parou nos Estados Unidos

Movimento mobilizou artistas contra o racismo, após ascensão dos protestos nas ruas norte-americanas

Foto compartilhada pela cantora Tinashe em apoio ao Black Live MatterFoto compartilhada pela cantora Tinashe em apoio ao Black Live Matter - Foto: Reprodução/Instagram

Desde o início do movimento “Black Lives Matter” - tradução para "Vidas Negras Importam" -, em 2012, negros e negras da música têm usado seu poder na indústria cultural para mobilizar atenção às causas raciais. Com a ascensão dos protestos nas ruas após o assassinato de George Floyd, homem negro de 46 anos, empresas do setor fonográfico decidiram se mobilizar e, ontem, fizeram uma paralisação em solidariedade aos antirracistas. O ato, contudo, também gerou repercussão negativa entre alguns artistas afro-americanos, que acreditam que a ação não contribua efetivamente para a causa.

A paralização ficou marcada pelas hashtags #BlackLivesMatter e #BlackOutTuesday nas redes sociais. Imediatamente, tornou-se o fenômeno do dia e as postagens, a exemplo do Instagram, ficaram todas em quadrados pretos. Rihanna, Elton John e Cardi B, nos Estados Unidos, e Anitta, Camila Pitanga, Iza, Bruna Marquezine e Ludmilla, no Brasil, foram alguns que se posicionaram com as hashtags. Grandes gravadoras também pararam.

Leia também:
Campanha #BlackoutTuesday promove dia de silêncio contra o racismo
De Beyoncé a Emicida: videoclipes para entender a luta antirracista nas Américas


Entenda

A ideia surgiu das executivas da área Jamila Thomas e Brianna Agyemang, propondo a interrupção dos negócios "para enfatizar o racismo e a desigualdade que existem da sala de reuniões à avenida". Logo, outras organizações aceitaram e fizeram ações, como a cantora Rihanna, que parou a sua loja “Fenty”. Além da cantora, o Spotify interrompeu a transmissão durante nove minutos - tempo que durou o sufocamento de Floyd -, e estampou a página principal da plataformas playlists com músicas de empoderamento negro, em capas escuras e com a identificação do Black Lives Matter.

Embora tenha ganho grande repercussão, a movimentação também recebeu críticas.
Por causa do grande número de postagens em preto, fotos com informações e links para doações aos movimentos desapareceram do feed das redes sociais. "Quando você analisa a hashtag #BlackLivesMatter, eles não são mais vídeos, informações úteis, recursos, documentação de injustiça, são filas de telas pretas", alertou o cantora Kehlani no Instagram. Ideia que também foi compartilhada pelo rapper Lil Nas X. "Realmente acho que este é o momento de continuarmos com força. Não acho que o movimento tenha sido tão poderoso como antes. Não precisamos pará-lo sem publicar nada. Precisamos espalhar informações e torná-las mais fortes do que nunca", acrescentou.

Adesão

Desde a última semana, artistas têm se mobilizado para ajudar o movimento antirracista. No geral, demonstram apoio pelas redes sociais, divulgando petições e criticando o presidente do país, Donald Trump, pela forma como vem reagindo aos protestos. Tinashe, Ariana Grande, Lauren Jauregui, Kali Uchis e Swae Lee são alguns dos cantores que romperam as redes e foram às ruas para apoiar as manifestações. Já Harry Styles e Katy Perry estão pagando advogados para as pessoas presas pelas polícias nos focos dos atos.

Já o rapper e empresário Jay-Z decidiu usar seu poder de influência e ligou diretamente para o governador do estado do Minessotta, Tim Walz, para cobrar justiça sobre o caso de George Floyd. Na ocasião, ele chamou o procurador Keith Ellison, primeiro congressista negro e muçulmano dos Estados Unidos, para assumir o caso. "Hoje cedo, Walz disse que eu era um pai e um homem preto em sofrimento. Sim, sou humano, pai e um homem preto em sofrimento. E não sou o único", disse o rapper. Jay é um dos artistas mais influentes da indústria e tem mobilizado ações junto à cantora Beyoncé, sua esposa, para defender os direitos dos afro-americanos nos últimos anos.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter