Cultura+

Blocos de Carnaval homenageiam artistas internacionais

Estrelas da música mundial, como Madonna, David Bowie, Bon Jovi e Pink Floyd, inspiram agremiações pernambucanas

"Bumba Meu Bowie" desfila em Olinda há quatro anos"Bumba Meu Bowie" desfila em Olinda há quatro anos - Foto: Roberta Guimarães/Reprodução/Instagram

Cabe um pouco de tudo dentro da pluralidade do Carnaval de Pernambuco. No meio da festa que invade as ruas ao som do frevo, há espaço até para homenagear ícones de outros ritmos. Blocos inspirados em artistas internacionais, como Madonna, David Bowie e Bon Jovi, fazem a alegria dos foliões e, em especial, dos fãs.

Um dos primeiros a aderir a essa moda foi o Pife Floyd, que está em seu 12º ano. O nome vem do fato do bloco tocar músicas do Pink Floyd - e de outros grupos de rock - com pífanos, ao ritmo de frevo, baião e arrasta-pé. Segundo Igor Tabor, um dos fundadores do bloco, a ideia da brincadeira partiu de um grupo de músicos apaixonados, ao mesmo tempo, pelos folguedos pernambucanos e pela psicodelia da banda britânica. "A gente presta uma homenagem ao Pink Floyd, mas também bebemos muito dessa fonte inesgotável que é a nossa cultura popular, especialmente das bandas de pífano tradicionais do interior do estado", explica.

David Bowie também tem um bloco para chamar de seu. O "Bumba Meu Bowie" sai há quatro anos pelas ruas olindenses. As músicas do artista não fazem parte do repertório da orquestra que acompanha o desfile, mas as fantasias inspiradas nos diferentes momentos da carreira dele são uma marca registrada.

Leia também:
Bloco feminista 'Amor Livre' cai no passo no Bairro do Recife
Blocos líricos: tradição que requer o frescor de novas composições


"Há vários blocos com a proposta de estimularem as pessoas a usarem algum tipo de fantasia. Pensamos que David Bowie funcionaria bem nesse sentido, já que ele incorporava personagens diferentes e trabalhava muito o visual, no figurino, no cabelo e na maquiagem", explica o jornalista Júlio Cavani, que integra a direção do bloco, junto com Silvia Guimarães, Cecília Torres, Claudia Aires e Flávia Lacerda. O bloco começou como uma brincadeira entre amigos, mas foi ganhando cada vez mais adeptos e hoje possui até prévia carnavalesca.

O bloco

O bloco "Pife Floyd" homenageia a banda Pink Floyd - Crédito: Reprodução/Instagram



Desde o ano passado, o Bumba Meu Bowie desfila ao lado de outro bloco, o "Maracadonna". O nome faz uma junção entre o maracatu e a cantora norte-americana Madonna. A proposta de fundar a agremiação nasceu após o jornalista, produtor e DJ Jô Oliveira brincar o Carnaval olindense, em 2018, vestido como a diva pop. A fantasia arrancou vários elogios e outros fãs da artista quiseram fazer algo parecido.

Bloco

Bloco "Maracadonna" nasceu em 2019 - Crédito: Milena Medeiros/Divulgação



A novidade deste ano é que uma boneca gigante representando a estrela está sendo confeccionada pelo artesão paraibano Fagner Potter. "O Carnaval é uma festa de espírito livro, exatamente como a Madonna. Ela inspira música, ousadia, liberdade de expressão, tudo o que tem tudo a ver com o Carnaval", aponta o fundador, que apesar de morar em João Pessoa, não deixa de marcar presença em Olinda no período momesco.

O mais novo ícone musical a cair na folia será a banda norte-americana Bon Jovi. O bloco "É Muito Bon Jovi" desfila pela primeira vez neste ano, em Olinda e no Recife. As organizadoras são Alix Stamford, Ana Carolina Tucunduva e Mariana Abreu, administradoras do perfil no Instagram dedicado aos fãs recifenses da banda. Foi esse grupo que, no ano passado, foi responsável por colocar 20 mil balões de corações vermelhos no Estádio do Arruda, durante a apresentação dos músicos.

Show do Bon Jovi no Recife

Show do Bon Jovi no Recife - Crédito: José Britto/Folha de Pernambuco



Querendo fazer a estreia dos seus ídolos na folia com o pé direito, as fundadoras do bloco já providenciaram camisas oficiais, orquestra e um boneco gigante do vocalista Jon Bon Jovi, produzido pelo artista Leandro Castro. "A gente está começando agora, mas nossa expectativa é reunir cada vez mais pessoas com o passar do tempo. Os integrantes do Bon Jovi já sabem que o Brasil os ama e agora eles estão eternizados na nossa maior festa", celebra Alix.

Serviço

"Pife Floyd"
Sábado (22), às 10h, e Quarta-feira (26), às 18h
Travessa de São Francisco, Carmo, Olinda

"Bumba Meu Bowie" e "Maracadonna"
Sábado (22), às 16h
Praça do Jacaré, Varadouro, Olinda

"É Muito Bon Jovi"
Segunda-feira (24), às 9h
Alto da Sé, Olinda
Terça-feira (25), às 16h
Praça do Arsenal, Bairro do Recife, Recife

 

Veja também

Dia Nacional do Choro é celebrado no Rio
CULTURA

Dia Nacional do Choro é celebrado no Rio

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Newsletter