Cultura+

Bolsonaro é pressionado a não assinar prêmio Camões de Chico Buarque

O presidente vai decidir se assina o diploma que será concedido ao cantor

Chico BuarqueChico Buarque - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Jair Bolsonaro pretende analisar uma questão delicada no Palácio do Planalto assim que voltar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual participa na noite de terça-feira (24), em Nova York.

Bolsonaro vai decidir se assina o diploma que será concedido ao cantor e escritor Chico Buarque pelo Prêmio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa. O total concedido ao brasileiro é de EUR 100 mil, valor pago, em parcelas iguais, por Brasil e Portugal, que criaram o prêmio.

A parcela da condecoração que cabia ao governo brasileiro já foi depositada em junho, segundo informou à reportagem a assessoria de imprensa da Biblioteca Nacional. O diploma do prêmio, no entanto, ainda não foi assinado por Bolsonaro.

Leia também:
Apoiador de Bolsonaro, dramaturgo Roberto Alvim critica Fernanda Montenegro  
Primavera dos Museus celebra cultura em mais de 800 instituições pelo Brasil
Venda de ingressos para o Lollapalooza começa nesta segunda

O documento, que já foi firmado pelo governo português, está nas mãos do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que, segundo assessores palacianos, deve tratar a questão com o presidente até o final desta semana. A cerimônia de entrega deve ser promovida em Lisboa.

O assunto tem rachado a cúpula do governo. Para integrantes do setor moderado, como o valor já foi liberado, a assinatura do diploma seria apenas uma iniciativa protocolar e, por isso, o presidente deveria seguir a tradição, evitando criar um constrangimento com o governo português.

Na avaliação de membros do núcleo ideológico, no entanto, ao não assinar o documento, o presidente faria um gesto político, posicionando-se contra o uso de recursos públicos em ações não prioritárias e demonstrando que seu mandato representa uma ruptura em relação aos governos anteriores.

No mês passado, o ex-secretário especial de Cultura Henrique Pires disse ao jornal Folha de S.Paulo que correu o risco de ser demitido em maio quando Chico foi anunciado como vencedor, já que ele havia escolhido os dois representantes brasileiros do júri da premiação.

Segundo ele, Terra foi convencido na época de que não havia motivação política na escolha depois de conversar diretamente com o escritor Antônio Hohlfeldt, um dos jurados brasileiros da premiação. O outro brasileiro que participou do júri foi o escritor Antonio Cícero.

Chico é crítico de Bolsonaro e apoiou a campanha do petista Fernando Haddad na eleição presidencial do ano passado. Na semana passada, o musico visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e defendeu a sua liberdade.

Veja também

Instrutora de ioga se pronuncia sobre relação com Lucas Lima e desabafa após ataques nas redes
Desabafo

Instrutora de ioga se pronuncia sobre relação com Lucas Lima e desabafa após ataques nas redes

Internada, Solange Almeida é submetida a cirurgia no intestino e cancela shows; entenda
Saúde

Internada, Solange Almeida é submetida a cirurgia no intestino e cancela shows; entenda

Newsletter