Circuito Digital da Poesia

Brasil Design Award 2021: pernambucano concorre a prêmio

Circuito Digital da Poesia disputa na categoria Design de Impacto Positivo

Vladimir Barros disputa pelo Prêmio Brasil Design Awards 2021Vladimir Barros disputa pelo Prêmio Brasil Design Awards 2021 - Foto: Divulgação

Tem pernambucano na disputa pelo Prêmio Brasil Design Awards 2021. O projeto Circuito Digital da Poesia, desenvolvido pelo designer  Vladimir Barros, pesquisador da CESAR School, está concorrendo na categoria “Design de Impacto Positivo”. O trabalho é resultado da pesquisa de mestrado em Design desenvolvida pelo pesquisador. A votação está aberta até o dia 27 deste mês. O vencedor será escolhido por um júri popular.

“Sempre me causou muita angústia ver grandes artistas da cultura pernambucana e nordestina sofrendo tanto vandalismo, como aconteceu com a escultura de Ariano Suassuna. Por isso, eu usei a realidade aumentada para que o público veja as esculturas de uma forma diferente e sinta que elas são a personificação de uma pessoa que teve uma relevância nacional e até internacional”, disse o designer Vladimir Barros.

Para votar no projeto do designer pernambucano, basta acessar o site do Brasil Design Awards 2021.

Tecnologia em favor da cultura

Desenvolvido em parceria com o programador Erick Simões e o artista 3D Carlos Burgos, ambos colaboradores da CESAR School, o Circuito Digital da Poesia utiliza a realidade aumentada para aprimorar a experiência do público com as esculturas de poetas pernambucanos e nordestinos que estão distribuídas pelo Centro do Recife. 

O projeto apresenta a proposta de utilizar a realidade aumentada para criar esculturas interativas para o Circuito da Poesia do Recife com acesso através de um aplicativo. Para apresentar o estudo, um protótipo foi criado e começou a ser testado em 2020. Os resultados da pesquisa mostraram um grande interesse do público em consumir cultura pernambucana de forma digital e atestaram que o projeto tem potencial em gerar conhecimento através de informações que antes poderiam passar despercebidas.

“Uma tecnologia é mais eficaz quando ela faz com que você aprenda algo e isso nós fizemos com o projeto Circuito Digital do Recife. As pessoas podem conhecer a história da sua cidade através do olhar de grandes artistas”, declarou o designer Vladimir Barros sobre o projeto.

O Circuito Digital da Poesia também ganhou reconhecimento internacional e foi apresentado no Computing Conference, um dos maiores eventos acadêmicos da área de tecnologia, organizado em Londres e no congresso IHEIT, que aconteceu em Estrasburgo, na França.

“Para mim é muito gratificante poder participar de eventos como estes, que ditam e transformam realmente o que está no mercado do designer e da tecnologia. Se a gente começar a usar mais a tecnologia aqui em Recife, onde a gente tem grandes talentos na arte, onde o bairrismo é mais forte, a gente tem tudo para deslanchar dentro de processos culturais que envolvam tecnologia”, afirmou Vladimir Barros.

Veja também

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"
Música

Liniker anuncia pausa na carreira para "estar com a saúde física e mental em dia"

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos
MÚSICA

Fafá de Belém realiza show com a filha no Dia das Mães do RioMar; confira informações de ingressos

Newsletter