Pernambuco

Cais do Sertão celebra aniversário com programação voltada à cultura popular

Museu do Bairro do Recife completa sete anos de atividades dissecando o forró e a obra de Luiz Gonzaga em webinário e playlists, entre outras ações online

Museu Cais do SertãoMuseu Cais do Sertão - Foto: Guga Matos e Francisco Andrade

O Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento do Governo do Estado situado no Bairro do Recife, há sete anos celebra e propaga a memória da cultura popular e, para comemorar o aniversário, promove uma série de atividades nas redes sociais do espaço, com playlists temáticas, lives e webinários. 

A programação pode ser acompanhada gratuitamente e, para incrementar a comemoração, um concurso fotográfico via Instagram do museu também integra a programação. Interessados podem postar nos próximos dias 21 e 22 de abril, fotografias tiradas em visita ao museu com a hashtag #cais7anos. 

Os autores das melhores imagens terão as fotos publicadas no perfil do museu no dia 24 de abril, com a premiação para o terceiro colocado de uma entrada gratuita  + acompanhante para visitar o museu quando ele reabrir; já o segundo, terá direito a passeio de catamarã. O vencedor desfrutará de refeição para dois no Restaurante Cais Rooftop.
 



Programação Mensal
A programação online do mês de aniversário começa nesta quinta-feira (15) com a faixa Conexão Cais – que privilegia a reflexão sobre a cultura popular e Luiz Gonzaga. O convidado é o músico e pesquisador Climério de Oliveira, e ele vai comentar sobre “Forró: uma codificação de Luiz Gonzaga”. 

O encontro virtual possibilitará que o autor divulgue sua pesquisa, tema de seu livro homônimo. Climério será atração de bate-papo mediado pelo educador Sandro Santos. A live será transmitida no Instagram.

Já no dia 29 a live do Conexão Cais vai receber o trio As Januárias, com foco no forró,  xaxado, baião e a receptividade dos gêneros no mercado fonográfico. A conversa contará com mediação do músico-educador Diogo do Monte.

A celebração do aniversário do centro cultural contará com webinário. O intuito é refletir sobre o papel dos museus no Século XXI.

Transmitida ao vivo e via canal do YouTube do museu, a roda de conversa conta com a participação do arquiteto responsável pelo projeto da sede do Cais, Marcelo Ferraz; do professor titular do Programa de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Luiz Amorim, e da doutoranda em Desenvolvimento Urbano/Arquitetura (UFPE) Lívia Nóbrega. 

A roda acontecerá no dia 20 de abril, às 20h, e contará com mediação de Hugo Menezes, vice-chefe do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM), da UFPE.

Seleção Musical
Além das transmissões ao vivo, o Spotify do Cais contará com playlists especiais durante todo o mês. Nos dias 21 e 28, o time educativo do museu homenageia os legados de Jackson do Pandeiro e Totonho e os Cabras, respectivamente. Todas as playlists podem ser acessadas e baixadas gratuitamente.  

Veja também

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby
Luana Piovani

Luana Piovani fica descalça e bate sapatos em protesto após audiência com Pedro Scooby

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais
Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa abre álbum de fotos de viagem à Coreia do Sul com noivo e pais