Pernambuco

Cais do Sertão celebra aniversário com programação voltada à cultura popular

Museu do Bairro do Recife completa sete anos de atividades dissecando o forró e a obra de Luiz Gonzaga em webinário e playlists, entre outras ações online

Museu Cais do SertãoMuseu Cais do Sertão - Foto: Guga Matos e Francisco Andrade

O Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento do Governo do Estado situado no Bairro do Recife, há sete anos celebra e propaga a memória da cultura popular e, para comemorar o aniversário, promove uma série de atividades nas redes sociais do espaço, com playlists temáticas, lives e webinários. 

A programação pode ser acompanhada gratuitamente e, para incrementar a comemoração, um concurso fotográfico via Instagram do museu também integra a programação. Interessados podem postar nos próximos dias 21 e 22 de abril, fotografias tiradas em visita ao museu com a hashtag #cais7anos. 

Os autores das melhores imagens terão as fotos publicadas no perfil do museu no dia 24 de abril, com a premiação para o terceiro colocado de uma entrada gratuita  + acompanhante para visitar o museu quando ele reabrir; já o segundo, terá direito a passeio de catamarã. O vencedor desfrutará de refeição para dois no Restaurante Cais Rooftop.
 



Programação Mensal
A programação online do mês de aniversário começa nesta quinta-feira (15) com a faixa Conexão Cais – que privilegia a reflexão sobre a cultura popular e Luiz Gonzaga. O convidado é o músico e pesquisador Climério de Oliveira, e ele vai comentar sobre “Forró: uma codificação de Luiz Gonzaga”. 

O encontro virtual possibilitará que o autor divulgue sua pesquisa, tema de seu livro homônimo. Climério será atração de bate-papo mediado pelo educador Sandro Santos. A live será transmitida no Instagram.

Já no dia 29 a live do Conexão Cais vai receber o trio As Januárias, com foco no forró,  xaxado, baião e a receptividade dos gêneros no mercado fonográfico. A conversa contará com mediação do músico-educador Diogo do Monte.

A celebração do aniversário do centro cultural contará com webinário. O intuito é refletir sobre o papel dos museus no Século XXI.

Transmitida ao vivo e via canal do YouTube do museu, a roda de conversa conta com a participação do arquiteto responsável pelo projeto da sede do Cais, Marcelo Ferraz; do professor titular do Programa de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Luiz Amorim, e da doutoranda em Desenvolvimento Urbano/Arquitetura (UFPE) Lívia Nóbrega. 

A roda acontecerá no dia 20 de abril, às 20h, e contará com mediação de Hugo Menezes, vice-chefe do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM), da UFPE.

Seleção Musical
Além das transmissões ao vivo, o Spotify do Cais contará com playlists especiais durante todo o mês. Nos dias 21 e 28, o time educativo do museu homenageia os legados de Jackson do Pandeiro e Totonho e os Cabras, respectivamente. Todas as playlists podem ser acessadas e baixadas gratuitamente.  

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter