Equipamentos culturais

Cais do Sertão: palestras online na 14ª Primavera dos Museus

Evento é realizado de 21 a 27 de setembro e contará com a gestora do centro cultural, Maria Rosa Maia, como convidada de debates

Maria Rosa Maia, gestora do Cais do sertãoMaria Rosa Maia, gestora do Cais do sertão - Foto: Divulgação

Respeitando as medidas de contenção e prevenção à pandemia do Covid-19, toda a programação da 14ª Primavera de Museus, evento cultural tradicional que envolve instituições culturais em todo o Brasil, foi adaptada para o formato online. Este ano, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que promove a iniciativa, elegeu como tema do evento: “Mundo Digital: Museus em Transformação”. 

O Cais do Sertão participa ativamente da Primavera de duas maneiras: com programação especial no seu perfil do Instagram e participando de conversas online com o público. A primeira delas acontece nesta quarta-feira (23), as 15h, quando a gestora do Cais, Maria Rosa Maia, é uma das convidadas da roda de conversa promovida pelo Observamus| PPGA - UFPE, no canal Observamus - Observatório de Museus da UFPE no YouTube.

Na live, palestrantes analisam as dificuldades trazidas pela pandemia para os equipamentos culturais de Pernambuco e refletem sobre como superar esse momento. Além dela, estão confirmados a coordenadora geral Nara Galvão (Instituto Ricardo Brennand) e a gerente de Política Cultural Priscila Marques (Secult-PE). A mediação será do antropólogo e gestor cultural Eduardo Sarmento. 

De acordo com Maria Rosa, a adaptação dos equipamentos culturais ao período de pandemia é um desafio imenso. “O fechamento dos museus, devido à pandemia, trouxe um desafio imenso para as instituições culturais, que foi o de buscar novas formas para interagir com o público. Isso nos fez usar cada vez mais as plataformas digitais e redes sociais para nos comunicarmos. Criamos lives, bate-papos, seminários, playlists no Spotify e vídeos, buscando interagir e informar visitantes, colegas e parceiros sobre nosso acervo e ações educativas”, disse.

A segunda palestra será nesta quinta-feira (24), às 18h, direto do perfil @museunicap. A gestora do Cais abordará Os Museus de Pernambuco e seus Desafios, trazendo à tona questões como a preservação de acervos e a gestão dos equipamentos.  

Na programação online do Cais para a Primavera dos Museus, o destaque é a edição do Conexão Cais, live semanal do museu, com Fábio André, do Galpão das Artes. O espaço funciona em Limoeiro e é referência como centro cultural na Zona da Mata do Estado. No debate, mediado por Sandro Santos, o coordenador do Galpão contará um pouco da história do espaço, criado como sede de um grupo teatral e ações de solidariedade desenvolvidas por meio da arte. O programa pode ser acompanhado no @caisdosertao, a partir das 17h.

Sobre a programação online do Cais para a Primavera dos Museus, o destaque é a edição do Conexão Cais, live semanal do museu, com Fábio André, do Galpão das Artes. O espaço funciona em Limoeiro e é referência como centro cultural na Zona da Mata do Estado. No debate, mediado por Sandro Santos, o coordenador do Galpão contará um pouco da história do espaço, criado como sede de um grupo teatral e ações de solidariedade desenvolvidas por meio da arte. O programa pode ser acompanhado no @caisdosertao, a partir das 17h.

Veja também

Poliana Abritta rebate comentário de Robinho sobre feminismo
notícias

Poliana Abritta rebate comentário de Robinho sobre feminismo

Jorge Aragão recebe alta da UTI após internação por complicações pela Covid-19
famosos

Jorge Aragão recebe alta da UTI após internação