SÃO JOÃO

Cais do Sertão: debates sobre sociabilidade e diversidade nas quadrilhas juninas

Cais do Sertão promove seminário gratuito nestas quinta e sexta-feiras

Debates no Cais do Sertão discutirão sobre as quadrilhasDebates no Cais do Sertão discutirão sobre as quadrilhas - Foto: Chico Andrade/Secretaria de Turismo

Verdadeiras instituições entre as expressões juninas, as quadrilhas nordestinas exercem um papel para além da beleza estética e alegórica diante de um animado público. É para falar sobre sociabilidade e diversidade no contexto das quadrilhas que o Cais do Sertão, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (Observamus), promove hoje e amanhã o seminário "Sociabilidades e Diversidade na Experiência Festiva".

A iniciativa conta ainda com o apoio da Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe). Pesquisadores de vários Estados e artistas das quadrilhas juninas locais vão refletir sobre gênero, sexualidade, gestão e integração, em lives no Google Meet com transmissão simultânea no YouTube do Cais. 

As mesas temáticas terão duas horas e meia de duração. A primeira mesa, hoje, vai contemplar “A experiência festiva das quadrilhas juninas: sociabilidades, interação, produção de coletividades e identidades em fluxo”. Ela será mediada pelo antropólogo, pesquisador e gestor cultural Eduardo Sarmento, da UFPE, junto aos professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFPE) Luciana Chianca e Hugo Menezes. O doutorando em Sociologia da Universidade Federal do Ceará Thiago de Castro também participa do debate.


Nesta sexta-feira (26), a primeira roda, das 10h às 12h30, dá voz aos quadrilheiros e artistas sobre “Gênero e sexualidade na experiência quadrilheira LGBTQI+”. Mediada pelo educador do Cais do Sertão Perácio Gondim, com Fábio Andrade (Quadrilha Junina Lumiar), Mel de Carvalho (Quadrilha Junina Zabumba), Stephany Araújo (Quadrilha Junina Dona Matuta) e Marcone Costa (diretor da Quadrilha Junina Tradição).

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter