Cais do Sertão promove programação online na Semana do Museu

As rodas de conversa serão transmitidas no perfil @caisdosertao, de segunda a sexta-feira, às 15h.

Centro Cultural Cais do SertãoCentro Cultural Cais do Sertão - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (18), comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Com a impossibilidade de celebrar presencialmente, o Centro Cultural Cais do Sertão, localizado no Bairro do Recife, na área central da cidade, comemorará com uma série de debates sobre a importância do museus, espaços de cultura, memória e representatividade. A comemoração faz parte da Semana do Museu, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, que vai até a próxima sexta-feira (22).

Transmitindo a programação através do Instagram (caisdosertao), todos os dias, às 15h, o equipamento vai promover debates sob a perspectiva do tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Entre os assuntos O papel das instituições culturais pós-pandemia; Acessibilidade; Música brasileira, entre outros temas, especialistas e artistas serão convidados para debater ao público.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, ressaltou a importância desses equipamentos públicos diante da pandemia. “Este período de isolamento social é muito importante também para que os museus repensem o seu papel na sociedade. São instituições que promovem o encontro com a arte, com a cultura e a memória do povo por meio de seu acervo. O momento pede reflexão e revisão das dinâmicas de gestão, conservação e divulgação desses equipamentos. Nada melhor que fazer isso durante a Semana dos Museus e no próprio perfil do Cais”, explicou.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (18)

O primeiro tema debatido é sobre acessibilidade. A mediação será realizada pela educadora do museu Viviane Sampaio e terá como convidada a doutora em Comunicação pela UFPE/PPGCOM, Liliana Tavares. Ela é ainda produtora de acessibilidade cultural e idealizadora do Festival VerOuvindo.

Terça-feira (19)

Já nesta terça, o público é convidado a acompanhar o debate sobre perspectivas da gestão de equipamentos culturais na pandemia e pós-pandemia, pauta que deve atrair especialmente gestores e divulgadores de cultura. Durante a análise, a gerente do Cais, Maria Rosa Maia, divide a palavra com a doutora e mestra em Antropologia pela UFPE Nicole Costa.

Quarta-feira (20)

Governança em museus em tempos de pandemia e perspectivas é o debate da quarta-feira, 20, também com uma perspectiva em meio à pandemia. A mediação ocorre com a produtora de Conteúdo do centro cultural, Clarice Andrade, e o historiador e mestre e doutor em Antropologia (UFPE) Eduardo Sarmento.

Quinta-feira (21)

O papel do museólogo também entrará em debate. Na quinta-feira, haverá uma análise sobre o papel do museólogo na conservação e preservação de acervos museológicos. As convidadas serão a museóloga da casa, Rosélia Andrade, e a doutora em museologia e patrimônio do PPGPMUS/UNIRIO Viviane Valença.

Sexta-feira (22)

No último dia de programação o cantor Josildo Sá vai falar da influência do mestre Luiz Gonzaga na formação da música brasileira. O músico-educador do Cais, Diogo do Monte, media o encontro.

Veja também

Zélia Duncan oficializará união com Flávia Soares, ex-mulher de Jô Soares
AMOR

Zélia Duncan oficializará união com Flávia Soares, ex-mulher de Jô Soares

Luciano Szafir tem alta após mais de um mês internado com Covid-19
RECUPERAÇÃO

Luciano Szafir tem alta após mais de um mês internado com Covid-19