Equipamento Cultural

Cais do Sertão recebe J.Borges para live na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Xilogravurista bate-papo sobre sua obra e história, nesta quinta, às 17h. Playlist, roda de conversa sobre cinema e música são outras atrações da programação

O xilogravurista J.Borges é destaque na programaçãoO xilogravurista J.Borges é destaque na programação - Foto: Divulgação

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, não param de surgir iniciativas para manter o setor cultural aceso. Como parte da 13ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, evento da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe e da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural (GGPPC), o Centro Cultural Cais do Sertão desenvolveu uma vasta programação virtual com atividades para todos os públicos.

Dos dias 13 a 27 de agosto, as redes sociais do museu - perfil do Instagram, Spotify e canal do YouTube - abrigarão transmissões ao vivo de entrevistas, rodas de conversa, além de playlists temáticas e vídeos interativos sob o tema “Janelas do Patrimônio - novos olhares, estratégias e conexões”.

Entre os convidados, destaque para o xilogravurista J. Borges que participa de live nesta quinta-feira, às 17h.

No mês de agosto, devido a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, as maneiras de pensar, consumir e compartilhar arte são refletidas e esmiuçadas em todo o Estado.

“O Cais cumpre um papel importante na divulgação e preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, então, nada mais natural que ele faça uma participação especial na Semana do Patrimônio. Neste tempo de pandemia, encontramos um novo caminho para manter o Cais funcionando. Mantemos uma programação online de qualidade, com muitos eventos, que têm agregado um novo público às redes sociais do museu e proposto discussões muito ricas”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O próprio gestor faz parte da programação oficial do evento, ele participará como convidado da live Conexão Patrimônio - Turismo, às 16h, que vai discutir o elo entre as heranças e riquezas culturais imateriais e a atividade turística.

PROGRAMAÇÃO

Com início nesta quinta-feira (13/08) às 17 horas, as ações da Semana do Patrimônio no Cais focam, à priori, nas artes visuais.

O convidado é o xilogravurista José Francisco Borges, o famoso J. Borges, 80 anos, que em 2020 foi homenageado pelo Galo da Madrugada. Em bate-papo mediado pelo educador Perácio Gondim, o poeta discorre sobre o seu processo criativo, da confecção de matrizes e gravuras, além de técnicas de gravação.

A interlocução abre espaço para curiosidades de sua história e reflexões acerca do repasse de arte. A transmissão será ao vivo no instagram do museu (@caisdosertao). 

J.Borges

Na terça-feira, dia 18, a programação se volta ao audiovisual nacional e local. Integrando a programação da sessão Papo de Museu, a coordenadora de conteúdo do museu, Clarice Andrade, recebe a coordenadora da Cinemateca Pernambucana e do Cinema da Fundação, Ana Farache.

A conversa será ao vivo, a partir das 17h, também no instagram do Cais. A live privilegia as ações de preservação do patrimônio audiovisual em Pernambuco, o nascimento e gestão da Cinemateca e atuação durante o isolamento social.

Em uma parceria com a Revista Continente e com a Companhia Editoria de Pernambuco (Cepe), o canal do YouTube do Cais do Sertão transmitirá uma roda de conversa ao vivo sobre “Patrimônio Audiovisual - caminhos para a preservação”.

Os debatedores são profissionais reconhecidos e renomados da área: o programador do Cinema São Luiz, Geraldo Pinho, a pesquisadora Amanda Mansur, o cineasta de animação e Patrimônio Vivo de Pernambuco Lula Gonzaga; e a cineclubista, produtora e curadora Amanda Ramos.

O webinário acontece às 16h, com mediação da jornalista Luciana Veras.

Já o Conexão Cais da última quinta-feira de agosto (27) recebe o músico Raminho da Zabumba para uma conversa que vai das imagens em movimento aos sons. O artista é filho do instrumentista Arlindo dos Oito Baixos.

Para homenagear o legado do pai, ele participa de conversa mediada pelo educador e músico Diogo do Monte, no instagram do Cais, às 17h. A pauta contemplará detalhes da vida, composição, repasse de saberes na arte e da presença pulsante do saudoso artista no acervo do centro cultural.

Além de todas as rodas de conversa, o internauta poderá conferir vídeos interativos e playlists especiais no Instagram e Spotify do museu. Os vídeos promovem uma imersão n a obra de J. Borges e uma visita guiada ao acervo audiovisual do Cais do Sertão, sob a mediação da educadora da casa Thalita Mesquita. E nada melhor que relembrar o nosso audiovisual com seleção sobre trilhas sonoras de filmes no Sertão. Todo o conteúdo é gratuito e liberado a todos os públicos.

 

 

Veja também

Assintomática, Juliana Paes testa positivo para Covid-19
Celebridades

Assintomática, Juliana Paes testa positivo para Covid-19

Mumuzinho celebra entrada no The Voice Kids e diz que programa deixa dias mais leves
Reality

Mumuzinho celebra entrada no The Voice Kids e diz que programa deixa dias mais leves