Música

Cantora pernambucana UANA lança música e clipe de 'Mapa Astral'

Sonoridade do R'n'b está presente no novo trabalho da artista

UANA em 'Mapa Astral'UANA em 'Mapa Astral' - Foto: Divulgação

A cantora, atriz e compositora pernambucana UANA lançou nesta quinta-feira (8) a música “Mapa Astral”, estreando uma nova fase de sua carreira. Com inspirações na música pop e R&b norte-americano, a canção traz um videoclipe dirigido por Luis Christofoletti, também disponível nas plataformas digitais. O novo trabalho foi lançado pelo selo Altafonte. 

UANA já havia lançado o disco “Pantera”, em 2019, com uma musicalidade calcada na cultura popular pernambucana. Desta vez, a sonoridade embarca na musicalidade negra norte-americana. “Eu cresci ouvindo muito pop e r'n'b, por influência das rádios e da época em que a MTV era um canal aberto e exibia bastante videoclipe. Aquilo de alguma maneira me trouxe várias referências e o desejo de, em algum momento, trabalhar com essa linguagem e dar vazão a esse meu lado”, explica a artista.

A canção tem produção assinada por Barro, Marley no Beat e TomBC, além de ter sido escrita por ela e a roteiro Aida Polimeni. “"UANA me procurou querendo mergulhar em uma nova sonoridade. Então, quando começamos a trabalhar, ela trouxe muitas referências do trap, R&B e hip hop brasileiro e internacional, e fomos tentando recriar trazendo para o universo poético dela, de uma mulher que escreve sobre o seu tempo, suas relações e enxergando a sonoridade como um lugar de força, de ativamento de potências”, explica  Barro. 

Como inspirações no novo trabalho, UANA cita alguns nomes,  que vão desde as clássicas do gênero às contemporâneas, como SZA. “Essa nova fase surge desse desejo, de mostrar outras faces e de trazer essas referências à tona. Me inspiro nas musas como Erykah Badu e Jill Scott, grandes nomes da r'n'b que não saem dos meus ouvidos, mas também em artistas mais contemporâneas que compõe essa cena do novo r'n'b e neo-soul como H.E.R, Ari Lennox, IAMDDB, Summer Walker, ABRA, SZA, entre outras”, comenta.

“SZA inspira não só pelo fato de cantar r'n'b, pop e por ser um grande nome na música atual, mas também por tratar de temas como afetividade, solidão da mulher preta e por ser uma artista realizadora, que compõe, escreve roteiros e por vezes dirige também. Me identifico demais e com certeza é uma referência pra mim e pra esse momento do meu trabalho”, enfatiza UANA. 

FICHA TÉCNICA – Música

Composição: Uana Mahin e Aida Polimeni

Voz e Vocais: Uana Mahin

Guitarra: Barro

Synth e Programações: TomBC

Beat: Marley no Beat

Produção Musical: Barro, Marley no Beat, TomBC

Mixagem: TomBC

Masterização: Vinícius Aquino


FICHA TÉCNICA – Clipe

Concepção e Roteiro: Uana Mahin e Pão Silva

Direção: Pão Silva

Assistente de direção: Laura Dornelles

Direção de produção: Gabriela Galindo

Produção executiva: Laura Dornelles

Assistente de produção: Christopher Mahin

Figurino: Maria Gabrielly Dantas e Julia Mattos

Acessórios: Julia Mattos

Concepção de beleza: Natália Brown

Veja também

Cinema da Fundação exibe sessões de filmes online
Streaming

Cinema da Fundação exibe sessões de filmes online

Diego Cabral apresenta live Pernambuco das Canções
Música

Diego Cabral apresenta live Pernambuco das Canções