Música
Cantora pernambucana UANA lança música e clipe de 'Mapa Astral'
Sonoridade do R'n'b está presente no novo trabalho da artista
A cantora, atriz e compositora pernambucana UANA lançou nesta quinta-feira (8) a música “Mapa Astral”, estreando uma nova fase de sua carreira. Com inspirações na música pop e R&b norte-americano, a canção traz um videoclipe dirigido por Luis Christofoletti, também disponível nas plataformas digitais. O novo trabalho foi lançado pelo selo Altafonte.
UANA já havia lançado o disco “Pantera”, em 2019, com uma musicalidade calcada na cultura popular pernambucana. Desta vez, a sonoridade embarca na musicalidade negra norte-americana. “Eu cresci ouvindo muito pop e r'n'b, por influência das rádios e da época em que a MTV era um canal aberto e exibia bastante videoclipe. Aquilo de alguma maneira me trouxe várias referências e o desejo de, em algum momento, trabalhar com essa linguagem e dar vazão a esse meu lado”, explica a artista.
A canção tem produção assinada por Barro, Marley no Beat e TomBC, além de ter sido escrita por ela e a roteiro Aida Polimeni. “"UANA me procurou querendo mergulhar em uma nova sonoridade. Então, quando começamos a trabalhar, ela trouxe muitas referências do trap, R&B e hip hop brasileiro e internacional, e fomos tentando recriar trazendo para o universo poético dela, de uma mulher que escreve sobre o seu tempo, suas relações e enxergando a sonoridade como um lugar de força, de ativamento de potências”, explica Barro.
Como inspirações no novo trabalho, UANA cita alguns nomes, que vão desde as clássicas do gênero às contemporâneas, como SZA. “Essa nova fase surge desse desejo, de mostrar outras faces e de trazer essas referências à tona. Me inspiro nas musas como Erykah Badu e Jill Scott, grandes nomes da r'n'b que não saem dos meus ouvidos, mas também em artistas mais contemporâneas que compõe essa cena do novo r'n'b e neo-soul como H.E.R, Ari Lennox, IAMDDB, Summer Walker, ABRA, SZA, entre outras”, comenta.
“SZA inspira não só pelo fato de cantar r'n'b, pop e por ser um grande nome na música atual, mas também por tratar de temas como afetividade, solidão da mulher preta e por ser uma artista realizadora, que compõe, escreve roteiros e por vezes dirige também. Me identifico demais e com certeza é uma referência pra mim e pra esse momento do meu trabalho”, enfatiza UANA.
FICHA TÉCNICA – Música
Composição: Uana Mahin e Aida Polimeni
Voz e Vocais: Uana Mahin
Guitarra: Barro
Synth e Programações: TomBC
Beat: Marley no Beat
Produção Musical: Barro, Marley no Beat, TomBC
Mixagem: TomBC
Masterização: Vinícius Aquino
FICHA TÉCNICA – Clipe
Concepção e Roteiro: Uana Mahin e Pão Silva
Direção: Pão Silva
Assistente de direção: Laura Dornelles
Direção de produção: Gabriela Galindo
Produção executiva: Laura Dornelles
Assistente de produção: Christopher Mahin
Figurino: Maria Gabrielly Dantas e Julia Mattos
Acessórios: Julia Mattos
Concepção de beleza: Natália Brown
Veja também

Streaming
Cinema da Fundação exibe sessões de filmes online
