A-A+

Espaço Cultural

Casa Estação da Luz é inaugurada em Olinda

Equipamento turístico e cultural, que pertence a Alceu Valença, passa a abrigar programações artísticas

Casa Estação da Luz, em Olinda Casa Estação da Luz, em Olinda  - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Casa Estação da Luz é o nome do mais novo espaço cultural que passa a funcionar no Sítio Histórico de Olinda. Inaugurado nesta quinta-feira (23), com um evento restrito a convidados, o equipamento ocupa um antigo casarão do século 19 adquirido pelo cantor e compositor Alceu Valença. 

Em função da pandemia de Covid-19, o centro cultural abre ao público de maneira parcial. Apenas atividades mensais e oficinas direcionadas a pequenos grupos previamente agendados fazem parte da programação do local neste momento. A intenção é tornar o funcionamento pleno a partir do próximo ano.

As sócias Natália Reis e Yanê Montenegro, esposa e produtora de Alceu, são as gestoras da casa. A grade de programação do espaço será preenchida por atividades de diversos segmentos culturais, como moda, gastronomia, cinema, literatura, cinema e artes visuais. 


“Essa era uma ideia antiga de Alceu, mas que ele ainda não havia conseguido viabilizar. A ideia era inaugurar em 2020, mas veio a pandemia, e estamos abrindo agora com eventos pontuais”, comentou Natália Reis. 

Durante a apresentação da Casa Estação da Luz ao trade turístico e autoridades, os convidados puderam experimentar parte do que o espaço pretende oferecer ao público. Performances de frevo, maracatu, coco e forró, que embalaram a inauguração, também farão parte das oficinas de cultura popular que o local começará a fomentar em 2022. 

Agências de viagens ou grupos particulares a partir de 10 pessoas já podem agendar suas participações nas oficinas, que têm duração de 40 a 60 minutos. Os interessados precisam reservar o horário com, no mínimo, 72 horas de antecedência, via direct na página da casa no Instagram (@casaestacaodaluz) ou através do email: [email protected] 

Embora a ideia não seja criar um empreendimento focado apenas na figura de Alceu Valença, os organizadores garantem que a identidade do artista estará sempre presente no local. “Os valores que permeiam a obra dele vão nortear todas as ações. Seja na culinária, na celebração à cultura popular ou nas músicas tocadas aqui, isso será respeitado”, conta.

Somente no próximo ano é que o espaço deve ganhar uma exposição permanente dedicada à carreira do compositor de “Anunciação”, “Morena Tropicana” e tantos outros sucessos. “A curadoria está sendo pensada. Será algo muito diferente do que o público está acostumado a ver em museus. Queremos uma experiência interativa, com muita tecnologia presente, mudando constantemente, acompanhando os rumos da vida de Alceu hoje”, explica. 

Alguns eventos já estão marcados e devem acontecer, com público ainda reduzido, até o final deste ano. De 30 de setembro até 2 de outubro, será realizado o “Moda É Conexão”, que vai trazer para Olinda a estilista carioca Isabela Capeto. No dia 8 de outubro, será aberta uma exposição com curadoria de Manoel Quitério e que deve focar em quatro novos artistas da cena pernambucana. Já no dia 16, o projeto “Papo com o Autor” vai promover uma conversa com a escritora recifense Ezter Liu. 

“Ainda estamos fechando a grade. Mas há outras propostas em vista, como o ‘Tardes Olindenses’, que será nosso projeto musical mensal, sempre aos sábados, no horário das 16h. Também teremos a ‘Feirinha dos Cinco Sentidos’, em um domingo por mês, com produtos de artesanato, gastronomia e artes, preferencialmente produzidos em Olinda, já que a ideia é movimentar a economia local”, adianta. 

Localizado na Rua Prudente de Moraes, no bairro do Carmo, o casarão possui um estilo arquitetônico imperial, com direito a pisos em ladrilhos hidráulicos, assoalhos em madeira bicolor e uma grande área aberta. Alceu Valença adquiriu o imóvel no ano 2000, iniciando seu restauro em 2019. 
 

Veja também

Morre James Michael Tyler, o Gunther, da série 'Friends'
Luto

Morre James Michael Tyler, o Gunther, da série 'Friends'

Anitta cita mitomania após boatos de Gui Araujo
polêmica

Anitta cita mitomania após boatos de Gui Araujo