A-A+

CCXP: por dentro do maior evento geek do Brasil

A Comic Con Experience começa nesta quinta-feira (5), no espaço São Paulo Expo, em São Paulo, com a presença de nomes como Gal Gadot (Mulher Maravilha), Daisy Ridley (Star Wars) e Ryan Reynolds (Deadpool)

Gal Gadot é presença confirmada no evento Gal Gadot é presença confirmada no evento  - Foto: Divulgação

Mário Fontes

Realizada desde 2014 em São Paulo, a Comic Con Experience (ou CCXP) chega a mais uma edição em 2019 repleta de estrelas do mundo do entretenimento. Com presenças confirmadas como as de Gal Gadot (Mulher Maravilha), Daisy Ridley (Star Wars) até Ryan Reynolds (Deadpool), o evento, que vai até o dia 8 de dezembro, promete ser ainda maior do que nos anos anteriores. Com expectativa de superar as 262 mil pessoas de 2018, a feira será realizada no espaço São Paulo Expo, em São Paulo. E grandes estrelas do mundo dos filmes e dos quadrinhos estarão presentes.

Pelo lado da Warner Bros., a atriz Gal Gadot estará promovendo “Mulher-Maravilha 1984”. Ela estará junto com a diretora do longa, Patty Jenkins, em um painel do Auditório Cinemark XD, no domingo (8). Divulgando o filme “Aves de Rapina”, a atriz Margot Robbie é outra atração de peso. Ela estará também no Auditório Cinemark XD na quinta-feira (5), para conversa com o público. Além disso, o evento contará com diversos estandes e atividades, como espaço para board games e a maior partida de Dungeons & Dragons do mundo. Confira mais destaques da CCXP 2019:

Artists Alley
Em sua 6ª edição, a feira também recebe mais de 500 artistas, divididos em 352 mesas e também no estande da Chiaroscuro Studios, localizado bem em frente ao espaço - que reúne desde quadrinistas consagrados a novos talentos, vindos de diversas partes do País (incluindo Pernambuco) e também do exterior

+ Disney
Além da Warner, a Disney também chega com uma grande programação à CCXP 2019. Como destaque está a presença do elenco de Star Wars (incluindo John Boyega e Daisy Ridley) e a pré-estreia exclusiva de “Frozen 2”, filme que chega aos cinemas no Brasil em 2 de janeiro. No mesmo dia, também será realizado um painel sobre “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, da Disney Pixar, e “Um Espião Animal”, longas de animação com estreias previstas para o primeiro trimestre de 2020.

Leia também:
Gal Gadot e Patty Jenkins são confirmadas como convidadas do Comic Con Brasil 2019
Projeto Alumiar leva cinema acessível ao Interior de Pernambuco

Netflix
A Netflix, que não poderia ficar de fora, também marcará presença na CCXP 2019 com um painel que contará com o elenco de La Casa de Papel. Pedro Alonso (Berlin), Alba Flores (Nairobi), Darko Peric (Helsinki), Rodrigo de la Serna (Palermo) e Esther Acebo (Estocolmo) estarão em São Paulo para o contato com os fãs. Além disso, a companhia também apresentará o novo filme de Michael Bay, “Esquadrão 6”, que inclui o astro Ryan Reynolds.

Mulheres que representam Pernambuco

Milena Cerqueira

A força feminina pernambucana vai com todo gás à Comic Con Experience 2019 (CCXP), que começa amanhã, em São Paulo. Quatro ilustradoras do Estado vão compor a mesa de exposição do festival. Clari Cabral (no Instagram, @claricabral), Amanda Aquino (@amandrawing), Mari Souza (@mari.ilustra) e Roberta Cirne (@sombrasdorecife) levam a sua arte para um dos maiores eventos geek do mundo, depois de passar no edital do festival. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Clari, Amanda e Mari expressam sobre a participação no evento. A reportagem não conseguiu contato com Roberta Cirne.

Amanda é graduada e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e leva à CCXP artes originais e fanarts de séries e animes atuais, a exemplo "Stranger Things" e "Demon Slayer", além de adesivos, postais e o zine "Tutorial para fazer seu unicórnio", que foi sucesso na edição 2017 do evento. "Meu primeiro evento de grande porte foi a CCXP Tour em Recife e depois a CCXP17, em ambas tive uma recepção muito legal do público, foi muito gratificante conversar com as pessoas que admiram o meu trabalho e conhecer novos artistas muito inspiradores. Em 2018, me dediquei mais ao trabalho com animação e, por isso, não participei de nenhum evento. Pra mim, a arte é uma forma de transmitir sentimentos bons para as pessoas", destacou. Atualmente, a ilustradora mora na capital paulista e trabalha como animadora na Birdo, na série Clube da Anittinha.

Mais uma para representar a bandeira do Estado é a ilustradora Clari Cabral. A artista leva seu o grande lançamento, "Terraplana". "Guardei esse projeto por um ano para organizar e refinar o material. Contei com ajuda dos meus seguidores para criar a personagem principal. Sempre fui muito tímida e minha arte é uma forma de expressão e comunicação. Através da ilustração, eu consigo me conectar com mais pessoas", enfatizou. “Terraplanta” relata a história de uma aventureira em sua jornada até a borda, mais conhecida como Fim do Mundo. Segundo Clari, o evento é momento importante para o fortalecimento regional. "Toda vez que vou pra CCXP eu fico muito feliz de encontrar gente do país todo. E bate aquele orgulhinho de estar representando pernambuco. Hoje, criamos uma rede de apoio de artistas nordestinos. Me sinto muito em casa".

Outro lançamento da região é de Mari Souza, com o quadrinho "Ô Mainha", que retrata um pouco do dia a dia da artista. Mari destaca a arte como ferramenta contra o machismo. “Ser mulher nessa área, onde é um ambiente bem machista, é algo que uso como combustível para me destacar, e representar todas as minas que são abafadas pelo meio. Acho que mulheres nessa área precisam sempre levantar imãs as outras para conseguirmos nosso lugar de voz, junto com todos”, enfatizou.

Veja também

Dia da Música Popular Brasileira: "Aquarela do Brasil" volta ao topo das mais gravadas
MPB

Dia da Música Popular Brasileira: "Aquarela do Brasil" volta ao topo das mais gravadas

Sorriso Maroto não descarta aderir ao piseiro após 'pagotrap'
Pagode

Sorriso Maroto não descarta aderir ao piseiro após 'pagotrap'