Cena com grávida ingerindo álcool em novela movimenta Sociedade de Pediatria

A cena, da novela global 'Segundo Sol', mostrou a personagem vivida por Letícia Colin ingerindo alcool, apesar de estar grávida

A personagem Rosa, interpretada pela atriz Letícia Colin, aparece ingerindo bebida alcoolica, estando grávidaA personagem Rosa, interpretada pela atriz Letícia Colin, aparece ingerindo bebida alcoolica, estando grávida - Foto: Reprodução/Instagram

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) enviou uma nota para a TV Globo reclamando de uma cena da novela "Segundo Sol" (Globo), em que a personagem Rosa (Letícia Colin) ingere álcool, apesar de estar grávida.

A cena foi exibida na última sexta (12). Em nota, a organização diz que viu a cena com preocupação. "A SBP sabe que se trata de uma obra de ficção, contudo, considera preocupante a abordagem dessa prática, pois pode confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos".

Leia também:
Com novela, filmes e livro em vista, Fabiana Karla diz que 2019 será 'ano de colheitas'
Carol Duarte vai viver prostituta gaga na nova novela das 21h
Marcelo Serrado diz que viverá personagem homofóbico em novela, confira a entrevista
Diretor Hilton Lacerda finaliza as gravações do filme 'Fim de Festa'
Netflix deve produzir filmes e séries baseados nas 'Crônicas de Nárnia'


A carta assinada por Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, lembra que o consumo de álcool por mulheres gestantes "é totalmente desaconselhado em qualquer fase da gestação e em qualquer quantidade de bebida". Entre os riscos citados está o de o bebê apresentar malformações congênitas, atraso no crescimento, alterações em diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, principalmente no sistema nervoso central e desordens de comportamento.

"Esse conjunto de alterações é denominado SAF (Síndrome Alcoólica Fetal), cuja ocorrência faz com que as crianças atingidas possam ter dificuldades na aprendizagem, de memória, na fala, na audição e a incapacidade de resolver problemas", cita a nota.

Como a cena já foi exibida, a organização pede que a novela faça um nova cena esclarecendo o fato e estimulando práticas preventivas. A organização até oferece seus pediatras como consultores. A carta pede ainda que os autores fiquem mais atentos aos fatos que podem estar ligados às causas da infância e da adolescência, de forma geral.

Veja também

Em sua maior edição, Música Mundo anuncia série de entrevistas como parte de suas atividades
Música

Em sua maior edição, Música Mundo anuncia série de entrevistas como parte de suas atividades

Anitta entra na lista oficial de músicas da posse de Joe Biden e Kamala Harris
Celebridades

Anitta entra na lista oficial de músicas da posse de Joe Biden e Kamala Harris