Literatura

Cepe abre campanha para incentivar a obra de Miró da Muribeca

Miró da MuribecaMiró da Muribeca - Foto: Felipe Ribeiro/ Arquivo Folha

Viver o Recife também era sentir cada verso da poesia de Miró da Muribeca. Ou ver ou ouvi-lo. Em um cotidiano agitado antes da pandemia, era possível ver o poeta declamando seus versos no transporte público, nos equipamentos culturais e também em mesas de bares. Agora, admiradores e leitores de um dos poetas urbanos mais importantes do País podem contribuir com a campanha #LeiaMiró, que se iniciou nesta terça-feira (20) pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com dois combos produzidos pelo poeta pernambucano João Flávio Cordeiro da Silva.

Para sempre lembrar

A proposta do projeto é valorizar e ajudar a suscitar a leitura da obra de Miró. Para isso, foram feitos os combos “O Poeta Resiste” e “Coração na Parede”. O primeiro vem um livro para o público adulto ("Miró até agora", Cepe - 2016), um livro infantil ("Atchim!", Cepe - 2019) e um pôster de tamanho A4 com um poema do artista. Já o combo “Coração na Parede” leva ao público dez pôsteres de tamanho A3, cada um estampado com um verso. Todos os cartazes trazem a assinatura do artista.

“Ele é nosso parceiro e somos admiradores da sua arte. Com os pôsteres, estamos ajudando a levar a poesia desse importante artista de rua para dentro da casa das pessoas”, diz a gerente de marketing da Cepe, Giselle Melo, sobre a promoção. Os combos ficarão disponíveis nas lojas físicas e digitais da companhia até o fim do estoque.

Os poemas trazidos nos cartazes não estão presentes nos livros. Como uma forma de introduzir o inédito na campanha, como explica o poeta e editor Wellington de Melo. “A obra de Miró é muito rápida e tem um poder de comunicação grande, a publicação em formato de pôster, uma prática que ele tinha nos anos 1980, divulgando poemas em cartão-postal, resgata essa conexão”, afirma Wellington. “O cartaz é um meio de comunicação rápido e tem caráter urbano, dialoga com a obra de Miró, uma arte de rua”, enfatizou.

O poeta do urbano

Miró da Muribeca é o pseudônimo de João Flávio Cordeiro da Silva, que nasceu no Recife em 1962, mas que cultuou e viveu a maior parte da vida em Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Sua poesia não é apenas para ser lida, mas também sentida através da sua performance. O que faz Miró ser um dos principais nomes da poesia marginal brasileira. "Quem descobriu o azul anil?", "Ilusão de ética", "Para não dizer que não falei de flúor" até agora são alguns dos seus principais títulos publicados.

No ano passado, o poeta chegou a ser internado numa clínica e também teve Covid-19. Recuperou-se. Amigos e admiradores têm mobilizado outras campanhas através do seu perfil nas redes sociais(@mirodamuribeca), onde vídeos, fotos e outras publicações são feita para atualizar a vida e obra do artista.


SERVIÇO
Lançamento da campanha #LeiaMiró
Quando: 20/07
Duração: Até acabar o estoque
Combos “O Poeta Resiste” e “Coração na Parede”
Preços: R$ 50 e R$ 99,90

Veja também

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa
CÂNCER

Participante do Big Brother Argentina recebe diagnóstico de leucemia dentro do programa

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã
INSTRUMENTAL

Orquestra Sinfônica do Recife celebra povos de língua alemã

Newsletter