Cepe lança livro 'O Trem para Branquinha', fonte importante para o estudo açucareiro em Pernambuco

Livro de Gustavo Maia Gomes traça a trajetória da família do autor, tecendo um olhar sobre a sociedade e a economia de Pernambuco nos séculos XIX e XX

Livro de Gustavo Maia Gomes conta trajetória de família ligada à cana de açúcarLivro de Gustavo Maia Gomes conta trajetória de família ligada à cana de açúcar - Foto: Divulgação

A Companhia Editora de Pernambuco lança, nesta terça (5), o livro "O Trem para Branquinha - dos engenhos às usinas de açúcar no Nordeste Oriental: histórias familiares (1796-1966)", do escritor Gustavo Maia Gomes. Nele, o autor entrelaça fatos históricos e narrativas biográficas, tecendo um olhar sobre a sociedade e a economia dos séculos XIX e XX.

Professor e economista, Gustavo é ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ex-secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e, ainda, autor de vários livros que abordam as questões regionais nordestinas.

Leia também:
Cepe lança biografias de Maestro Duda e de Getúlio Cavalcanti no Paço do Frevo
Livro editado pela Cepe mostra diferentes visões sobre a Revolução de 1817
Cepe lança livro de Frei Tito sobre pensamento religioso de Frei Caneca

O título da obra remete à cidade alagoana de Branquinha, onde estão fincadas as raízes da família Maia Gomes. As 564 páginas abordam o período que vai do nascimento da trisavó materna de Gustavo, Maria Madalena da Silva, em 1796, e vão até a morte de seu avô paterno, Nominando Maia Gomes, em 1966.

A família de Gustavo era majoritariamente composta por proprietários de engenhos de açúcar, fazendas de cana e usinas. Assim, como pano de fundo, pode-se vislumbrar as transformações vividas pela região, por conta das mudanças na economia.

Para Sônia Freyre Pimentel, que é presidente da Fundação Gilberto Freyre e foi a responsável pelo prefácio do livro, "O Trem para Branquinha" é uma fonte importante para o estudo açucareiro. "A fartura de citações toponímicas, fotografias, endereços comerciais, árvore genealógica familiar e outras mais servirão hoje e muito mais no futuro ao estudo da sociedade do Brasil", afirma.

Serviço

Lançamento de "O Trem para Branquinha - dos engenhos às usinas de açúcar no Nordeste Oriental: histórias familiares (1796-1966", de Gustavo Maia Gomes (Editora Cepe, 564p, R$ 60)
Onde: Livraria Jaqueira - rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira
Quando: 05 de junho, a partir das 18h
Entrada gratuita

Veja também

Record demite Marcos Mion após 11 anos na emissora, diz colunista
Famosos

Record demite Marcos Mion após 11 anos na emissora, diz colunista

Cinco filmes que merecem continuações
Cinema

Cinco filmes que merecem continuações