Cultura+

Chico César é alvo de comentários racistas em programa de rádio na Paraíba

Apresentador se refere ao cantor como 'negrinho' e 'praga', recebe críticas e depois pede desculpas

Chico César, cantor paraibanoChico César, cantor paraibano - Foto: Divulgação

O músico Chico César foi alvo de comentários racistas em um programa produzido na cidade de Conde, na Paraíba. Durante a exibição do “Fala Conde”, o apresentador Byra de Jacumã falava sobre o Carnaval quando se referiu ao músico com falas pejorativas.

- Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval pra eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha? Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele - disse Byra.

Em seguida, o outro apresentador que participava da conversa no programa, Renato Vieira, apontou que o cantor que Byra queria mencionar se tratava de Chico César. Byra, por sua vez, concordou - Era esse mesmo - respondeu. 

Na internet, o assunto repercutiu de forma negativa. Internautas enalteceram a importância de Chico César na música, seu talento, e chegaram a pedir a prisão dos apresentadores. O músico paraibano, por sua vez, não se manifestou sobre o assunto.

O apresentador usou o Instagram para publicar um vídeo pedindo desculpas pelo caso.

- Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. (...) Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir - disse.

A Prefeitura da cidade de Conde também se manifestou sobre o caso e disse que o programa, que estava sendo apontado pelos internautas como parte da assessoria de comunicação da prefeitura, é produzido de forma independente. Abaixo, segue na íntegra a nota divulgada:

A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa ‘Fala, Conde' é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação. Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país. A prefeitura de Conde aproveita o ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condense.

Confira o vídeo com ofensas ao cantor: 

Veja também

São João de Caruaru 2024 começa nesta sexta-feira (19), com shows na zona rural da cidade
SÃO JOÃO 2024

São João de Caruaru 2024 começa nesta sexta-feira (19), com shows na zona rural da cidade

Boninho para Matteus: "Cara, você é uma graça. Superbacana"
bbb24

Boninho para Matteus: "Cara, você é uma graça. Superbacana"

Newsletter