Cultura+

Chico César encerra o projeto Palco Brasil com show na Caixa Cultural

Em entrevista à Folha de Pernambuco, cantor Chico César fala sobre política cultural, relação com o Recife e álbum premiado

O cantor faz quatro apresentaçõesO cantor faz quatro apresentações - Foto: Divulgação

O cantor paraibano Chico César encerra o projeto Palco Brasil, na Caixa Cultural, que já trouxe ao Recife Fernanda Takai e Roberta Sá. As apresentações - que já estão com ingressos esgotados - ocorrem nesta quinta (6) e sexta-feira (7), às 20h, e no sábado, às 17h e 20h.

A proposta do show é intimista, promovendo um passeio pela trajetória profissional do artista convidado. A forma como Chico César pretende conduzir esse percurso é através da música. “Creio que, para esse lugar sutil de fala que é o palco, nada melhor que a arte em si. Imagino que o público sinta isso também”, defende o músico, em entrevista à Folha de Pernambuco.

No repertório, o público pode conferir músicas dos nove álbuns já lançados pelo cantor. O mais recente, "Estado de poesia – Ao vivo" (2017), foi agraciado com um troféu do Prêmio da Música Brasileira 2018, em agosto, na categoria Melhor Álbum de Pop / Rock / Reggae / Hiphop / Funk.

Leia também:
Bono Vox cancela show do U2 em Berlim após 'perda total de voz'
[Vídeo] Pernambucano abre as portas da casa para ensinar música a crianças de Peixinhos
'O Nosso Villa - Um Musical Villa-Lobos' retorna ao Santa Isabel   


“Esse disco, desde o começo - a pré-produção da versão em estúdio, os primeiros ensaios, os momentos iniciais em que mostrei as canções para os músicos -, traz muito frescor e muita verdade. É bastante espontâneo, livre. Talvez, isso tenha contagiado as pessoas. Quando fomos pra estrada e, mais na frente gravamos o DVD, essa verdade, esse sentimento de happening, de performance, de brincadeira viva, isso incluiu o público. Contagiou. E a relação com o público nesses encontros nos contagiou de volta, a mim e aos músicos”, afirma.

A gravação do disco premiado ocorreu em setembro do ano passado, na capital pernambucana, cidade com a qual Chico César afirma ter uma relação especial. “Como artista, venho desde o começo dos anos 1980, ainda com o Grupo Jaguaribe Carne, dos irmãos pessoenses Pedro Osmar e Paulo Ró. Dessa época, vem o meu primeiro encontro com Lenine, Alceu Valença e Xangai. Meu grande mestre é o professor Jomard Muniz de Brito e sempre fui fã de Banda de Pau e Corda, Quinteto Violado, Ave Sangria, Naná Vasconcelos, Geraldo Azevedo, Lula Cortes. Depois, tive a honra de trocar artisticamente com muitos deles, todos referência para mim”, conta.



Gestão cultural

A política está presente na vida de Chico César não só por meio das músicas que ele já criou com esse teor. Engajado com causas nas quais acredita, ele chegou a ser presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e, de 2011 a 2014, foi Secretário de Cultura do estado da Paraíba. Com essa experiência, ele crítica o atual momento da gestão cultural no Brasil.

“O melhor momento institucional da cultura em nosso país foi com Gilberto Gil e Juca Ferreira (ex-ministros da Cultura) nas gestões de Lula. Aí a cultura ganhou status sócio-econômico identitário, deixou de ser a ‘cereja do bolo’. Agora nem mel nem cabaça. Não temos mais nem bolo, quanto mais cereja. A cultura nem aparece no programa dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas - ou apenas timidamente, parece até pra enfeitar”, lamenta.

Veja também

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24
BBB 24

Web aponta fala racista de Fernanda contra Davi no BBB 24

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação
AGENDA CULTURAL

Espetáculos da Paixão de Cristo são destaques do roteiro; confira programação

Newsletter