Christiane Torloni traz espetáculo premiado sobre Maria Callas para o Recife

A atriz vive a icônica cantora americana no espetáculo "Master Class", que ganha três apresentações no Teatro RioMar, de 30/08 a 01/09, sempre às 21h

"Maria Callas continua me ensinando", diz Christiane Torloni"Maria Callas continua me ensinando", diz Christiane Torloni - Foto: Calé Merege/Divulgação

A memória da lendária Maria Callas será celebrada no Recife, onde o espetáculo "Master Class" será encenado a partir desta sexta-feira (30) e segue até o domingo (1), no Teatro RioMar. A diva será interpretada por Christiane Torloni, à frente desta comédia dramática desde 2015. Por sua atuação nesta peça, a atriz foi agraciada com os prêmios de Melhor Atriz (Aplauso Brasil, Prêmio Quem e Prêmio Arte Qualidade Brasil), tendo recebido também indicação para o Prêmio Shell.

Considerada a maior cantora de todos os tempos, a soprano americana de origem grega Maria Callas foi a maior celebridade da ópera do século 20. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto. O dramaturgo Terence McNally baseou o enredo de "Master Class" nas célebres séries de aulas magnas (master classes) que Maria Callas proferiu no início dos anos 1970 na Juilliard School, uma famosa escola de música em Nova Iorque.

Leia também:
Maria Callas - Em suas Próprias Palavras
Master Class com Christiane Torloni
Festival de Ópera do Recife apresenta o espetáculo 'Pagliacci'


Na peça, ao mesmo tempo em que ensina, encoraja e repreende seus alunos, Maria Callas confronta os dissabores de sua própria vida, inclusive seu conturbado relacionamento com o bilionário grego Aristóteles Onassis (com quem conviveu por nove anos de humilhações e traições; teve um filho, falecido logo após o nascimento; e por quem foi abandonada, quando Onassis resolveu se casar com Jacqueline, viúva do presidente John F. Kennedy). Maria Callas morreu de ataque cardíaco, em 1977, aos 53 anos.

Espetáculo se baseia na série de aulas magnas (master classes) que Maria Callas proferiu no início dos anos 1970

Espetáculo se baseia na série de aulas magnas (master classes) que Maria Callas proferiu no início dos anos 1970 - Crédito: Marcos Mesquita/Divulgação

 A produção, dirigida por José Possi Neto, consagra uma parceria de 30 anos com Christiane Torloni e vem alcançando enorme sucesso de crítica e público, repetindo o êxito internacional obtido desde seu lançamento, em 1995. "Master Class" foi originalmente concebido para ser exibido na Broadway, percorrendo o mundo e sendo apresentado em mais de uma centena de países. Uma das montagens mais aclamadas contou com a direção de Roman Polanski, que trouxe para o papel principal a atriz francesa Fanny Ardant.

Esta nova turnê brasileira passará por doze cidades e conta com a participação das atrizes e cantoras Julliane Daud, Raquel Paulin e Laura Duarte e dos atores e cantores Jessé Scarpelini e Rodrigo Filgueiras. Também integra o elenco o ator e pianista Rafael Marão.

"Maria Callas continua me ensinando. Esse é um espetáculo que me pede ainda mais disciplina, rigor e dedicação. Brinco que é um espetáculo de autoajuda. É tão bonito você acompanhar a história de uma pessoa tão humana, que foi superando seus desafios, suas limitações e se reinventando. É um espetáculo que fala dessa capacidade magnífica de nos reinventarmos e sobrevivermos. As pessoas saem da cadeira com tesão de viver, de amar, de sonhar", conta Christiane Torloni, que esteve pela última vez nos palcos locais há nove anos. "Não vejo a hora de reencontrar os recifenses, que sempre me receberam de braços abertos", confessa a atriz.

 Serviço
"Master Class"

De 30 de agosto a 01 de setembro de 2019, às 21h
Teatro RioMar, av. República do Líbano, 251, quarto piso
Ingressos de R$ 25 (balcão, meia) a R$ 100 (plateia baixa, inteira)
Duração: 90 minutos
Indicação etária: 12 anos


 

Veja também

Andréia Sadi anuncia gravidez de gêmeos na Globonews; André Rizek confirma na SporTV
Anúncio

Andréia Sadi anuncia gravidez de gêmeos na Globonews; André Rizek confirma na SporTV

Na 12ª edição de A fazenda, votação da roça é suspensa após suposto erro na Prova do Fazendeiro
A fazenda

Na 12ª edição de A fazenda, votação da roça é suspensa após suposto erro na Prova do Fazendeiro