Livros

Ciclo de debates analisa resultados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

Painéis ocorrem todas as terças, a partir da próxima, dia 13; o acesso é gratuito e interessados podem realizar inscrição no site do Itaú Cultural

Crianças lendo um livroCrianças lendo um livro - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Reflexões sobre o resultado da quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil passam a ser o foco de um ciclo de debates promovido pelo Instituto Pró Livro (IPL) em parceria com o Itaú Cultural, a partir da próxima terça-feira (22), com a temática “Retratos da Leitura – O Comportamento Leitor dos Brasileiros”. 

Tendo à frente a coordenadora da pesquisa pelo IPL, Zoara Failla e os acadêmicos Marisa Lajolo, Idmea Semeghini-Siqueira e José Castilho Marques Neto, quem quiser participar pode realizar inscrição gratuitamente por meio do site www.itaucultural.org.br.

 

O objetivo dos painéis e dos debates – marcados para acontecer todas as terças-feiras, até o dia 13 de outubro e sempre às 17 h -  é auxiliar na busca de caminhos para melhorar os índices brasileiros, expostos no resultado da pesquisa, divulgado na última segunda (14), e orientar políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas e estimular ações voltadas à promoção de leituras.

Edições da Pesquisa
Realizado a cada quatro anos, desde 2007, a pesquisa é uma das mais importantes sobre os hábitos de leitura do brasileiro. 

Nesta quinta edição, mais de 8mil entrevistas foram realizadas em pelo menos 208 municípios - sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e Distrito Federal. 

Entre as novidades constam os hábitos e interesses do leitor de livros de  literatura, tanto em papel como em outras plataformas. 
 

CICLO DE DEBATES / PROGRAMAÇÃO 

Terça-feira (22) 

1º Painel: Retratos da Leitura - O comportamento leitor dos brasileiros 
O que revelam: o perfil, os hábitos e as motivações de leitores e não leitores e as barreiras para a leitura, ao comparar esses dados com os dados das edições anteriores?  Avançamos? Quais os desafios para a formação de leitores e para melhorar esse “retrato”?

O que diz a Retratos
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa pelo Instituto Pró Livro (IPL)

Hábitos, Motivações e o que leem
Marisa Lajolo, Mackenzie e aposentada UNICAMP

Desafios para a formação de leitores:  em foco as crianças
Idmea Semeghini-Siqueira – Faculdade de Educação – USP

O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil José Castilho Marques Neto - UNESP e J.Castilho Consultoria 
Mediação: Zoara Failla

Terça-feira (29) 

2º Painel: Retratos da Leitura em Bibliotecas – percepções e avaliação
Como os brasileiros percebem e avaliam as bibliotecas? Essas informações podem orientar políticas e ações voltadas a ampliar o acesso e orientar a construção de espaços vivos e que promovem: encontros, investigação, conhecimento, aprendizagem e formação de leitores e de cidadãos?

O que dizem os brasileiros na Retratos da Leitura sobre as bibliotecas?
Zoara Failla, coordenadora da pesquisa pelo Instituto Pró Livro (IPL)

Bibliotecas escolares – livros nas estantes ou leituras que conquistam leitores e promovem aprendizagem?
Maria das Graças Monteiro Castro, biblioteconomia e educação e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (FEBAB)

A biblioteca “sem muros” - que liberta e transforma
Bel Santos Mayer, LiteraSampa /Rede de Bibliotecas Comunitárias.
Mediação: Zoara Failla
  
Terça-feira, 6 de outubro
3º Painel: Retratos da Leitura - o perfil, as leituras e as motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros
Aprofundar o conhecimento sobre o leitor de literatura e sobre seus hábitos, influências e preferencias de leitura e de consumo podem orientar programas e ações voltadas à formação e à conquista desses leitores?
 
Leitores de literatura – quem são e o que leem segundo a Retratos da Leitura? Os desafios para formar e conquistar esses leitores
João Luiz Ceccantini, UNESP (Comissão da Pesquisa)

As motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros segundo a Retratos da Leitura – podem orientar políticas e programas para ampliar esses leitores?  
Mariana Bueno, consultora Nielsen Book, especializada em economia do livro. Comissão da Pesquisa.
Mediação: Zoara Failla

Terça-feira (13) 

4º Painel – Retratos da Leitura no Brasil - Leituras em outros suportes e leitores mutantes 
Esta edição da Retratos ampliou a investigação para conhecer novos hábitos e a leitura na internet e como essas leituras impactam nas motivações, nas influências, nas preferencias, e, se impactam na formação de leitores de livros e no despertar do interesse pela literatura.

Leituras em outros suportes e leitura digital

Retratos da Leitura e os leitores digitais – Zoara Failla – Coordenadora da Pesquisa -IPLFabio Malini, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor UFES, onde coordena o Labic (estudo de megadados nas redes sociais)

Leitores “mutantes” – quem são? o que leem? por que leem?
Dolores Prades, publisher da Emília e Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação
Mediação: Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural

 

 

Veja também

Felipe Titto diz que vai se descobrir como bailarino ao vivo no Dança dos Famosos
televisão

Felipe Titto diz que vai se descobrir como bailarino ao vivo no Dança dos Famosos

Antonio Fagundes diz não ser surpresa sua demissão da Globo após 44 anos
televisão

Antonio Fagundes diz não ser surpresa sua demissão da Globo após 44 anos