Cultura+

Cida Pedrosa: comemoração em dose tripla

Cida Pedrosa lança "Solo para Vialejo" no dia do seu aniversário, comemorado nesta sexta-feira (18), mesma data da sua primeira publicação literária

Cida PedrosaCida Pedrosa - Foto: Divulgação

O dia 18 de outubro é uma data especial para a poetisa Cida Pedrosa. Além de comemorar seus 56 anos de vida, o dia é marcado por sua estreia no mundo literário, há quatro décadas. E o sentimento triplica com a publicação comemorativa de "Solo para Vialejo", com lançamento nesta sexta-feira na Venda Bom Jesus, Bairro do Recife, às 19h.

As cordelistas Susana Moraes e Mariane Bigio participam do lançamento e farão leitura de trechos do livro e com repertório voltado para o Blues, com apresentação do projeto "Jazz na Venda". Em entrevista à Folha de Pernambuco, Cida contou como se deu a construção do poema épico-lírico, com inspiração no instrumento gaita (vialejo) e no próprio jazz.


Leia também:
Zeba faz pré-lançamento de 'Ladainha' no teatro Hermilo Borba Filho
Projeto da Fundaj leva museu portátil para Belém do Pará

"Comecei criando a obra a partir da fotografia de uma jazz band do Sertão que tinha visto no jornal de Petrolina. Um dia eu tava indo de Bodocó até o Crato e saíram três folhas deste poema. Foi com o achar da foto que comecei a me questionar sobre a identificação dos negros que tocam bancho. Que desaparecimento de memória é esse? E eu comecei a desenvolver a partir dos fragmentos da minha memória em relação às canções de Bodocó e trabalhando com outras memórias que eu gosto como o blues e o xote".

A obra, que chega em forma de poema corrido em 125 páginas, vem de forma cruzada em formatação fragmentada. "Solo para Vialejo", como é chamada a gaita no interior, foi o instrumento que Cida ganhou do pai. "O poema é um único. E ao mesmo tempo dá impressão que estou construindo uma canção para instrumento. E a gaita perpassa por todo poema. Faz parte do terceto do blues. O nome da obra brinca brinca com toda solidão que perpassa o poema", explicou.

Serviço

Lançamento do livro Solo para vialejo (Cepe Editora), de Cida Pedrosa

18 de outubro, sexta-feira, às 19h

Venda Bom Jesus (Rua Barão Rodrigues Mendes, 5, Bairro do Recife)

Veja também

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira: "é necessário parar, respirar e cuidar"
Pausa na carreira

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira: "é necessário parar, respirar e cuidar"

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife
TEATRO

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife

Newsletter