Cida Pedrosa: comemoração em dose tripla

Cida Pedrosa lança "Solo para Vialejo" no dia do seu aniversário, comemorado nesta sexta-feira (18), mesma data da sua primeira publicação literária

Cida PedrosaCida Pedrosa - Foto: Divulgação

O dia 18 de outubro é uma data especial para a poetisa Cida Pedrosa. Além de comemorar seus 56 anos de vida, o dia é marcado por sua estreia no mundo literário, há quatro décadas. E o sentimento triplica com a publicação comemorativa de "Solo para Vialejo", com lançamento nesta sexta-feira na Venda Bom Jesus, Bairro do Recife, às 19h.

As cordelistas Susana Moraes e Mariane Bigio participam do lançamento e farão leitura de trechos do livro e com repertório voltado para o Blues, com apresentação do projeto "Jazz na Venda". Em entrevista à Folha de Pernambuco, Cida contou como se deu a construção do poema épico-lírico, com inspiração no instrumento gaita (vialejo) e no próprio jazz.


Leia também:
Zeba faz pré-lançamento de 'Ladainha' no teatro Hermilo Borba Filho
Projeto da Fundaj leva museu portátil para Belém do Pará

"Comecei criando a obra a partir da fotografia de uma jazz band do Sertão que tinha visto no jornal de Petrolina. Um dia eu tava indo de Bodocó até o Crato e saíram três folhas deste poema. Foi com o achar da foto que comecei a me questionar sobre a identificação dos negros que tocam bancho. Que desaparecimento de memória é esse? E eu comecei a desenvolver a partir dos fragmentos da minha memória em relação às canções de Bodocó e trabalhando com outras memórias que eu gosto como o blues e o xote".

A obra, que chega em forma de poema corrido em 125 páginas, vem de forma cruzada em formatação fragmentada. "Solo para Vialejo", como é chamada a gaita no interior, foi o instrumento que Cida ganhou do pai. "O poema é um único. E ao mesmo tempo dá impressão que estou construindo uma canção para instrumento. E a gaita perpassa por todo poema. Faz parte do terceto do blues. O nome da obra brinca brinca com toda solidão que perpassa o poema", explicou.

Serviço

Lançamento do livro Solo para vialejo (Cepe Editora), de Cida Pedrosa

18 de outubro, sexta-feira, às 19h

Venda Bom Jesus (Rua Barão Rodrigues Mendes, 5, Bairro do Recife)

Veja também

Artistas e cartunistas relembram Quino, criador de Mafalda, morto nesta quarta
LUTO

Artistas e cartunistas relembram Quino, criador de Mafalda, morto nesta quarta

Morre Quino, criador de Mafalda, uma das garotinhas mais amadas dos quadrinhos
Luto

Morre Quino, criador de Mafalda, uma das garotinhas mais amadas dos quadrinhos