Poesia

Cida Pedrosa lança 'Estesia', livro com registros da pandemia

A obra, décima da carreira de Pedrosa, registra 40 poemas curtos e fotografias realizadas durante passeios ao redor de sua casa, em companhia do seu cão, Bob Marley

Cida lança o décimo livro,Cida lança o décimo livro, - Foto: Rick Rodrigs/Divulgação

"Estesia" é o substantivo feminino que descreve as sensações. A palavra define, também, o título do novo livro da poeta e escritora Cida Pedrosa, que será lançado, hoje, pelo Claranã. A obra, décima da carreira de Pedrosa, registra 40 poemas curtos e fotografias realizadas durante passeios ao redor de sua casa, em companhia do seu cão, Bob Marley.

Para celebrar e debater o momento, Cida promoverá uma live, às 19h, com participações das poetas Mariane Bigio, Silvana Menezes e Susana Morais, que recitarão poemas. A arquiteta e professora da Unicap, Amélia Reinaldo; o escritor e professor Lourival Holanda; o escritor Sidney Rocha; e a mestra em educação e especialista na obra de Cida, Clécia Pereira ,também participarão da transmissão ao vivo, que será acompanhada no Google Meet e nas redes sociais da poeta (@cidapedrosa).

“Estesia” marca um novo processo literário de Cida, onde virá acompanhado de haikais - estilo de poemas curtos. “O haikai só existe de verdade se partir do sentimento causado através da contemplação. Por isso eu fiz a união de fotos e poemas. Porque eu contemplava, deixava o contemplado entrar em mim, e registrava em fotografia. Quando se fazia o haikai nos primórdios, na época de Matsuo Bashô, por exemplo, eles criavam os poemas e descreviam o porquê daquele poema.”, conta a escritora.

 
“São textos muito ligados com as situações externas. As fotografias que eu fiz substituem esse método. É uma forma moderna de descrever o haikai. Apresenta a quem vai ler o que foi contemplado. Só depois vem o poema”, explica a escritora. O livro vai estar à venda, exclusivamente, de forma digital na plataforma Amazon. Custa R$ 20,00.

Veja também

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'
Streaming

Renata Sorrah será a nova vilã da continuação de 'Verdades Secretas'

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19
Coronavírus

Morre icônico jornalista dos EUA Larry King, de Covid-19