Turismo

Cinco locais no Brasil para se sentir no filme 'Duna'

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está na lista; Confira

Filme 'Duna'Filme 'Duna' - Foto: Divulgação/HBO Max

Leia também

• 'Duna' tem tudo para ser a franquia do momento no cinema

• Argentina reabre fronteiras ao turismo estrangeiro

• Storyboard de 'Duna', de Jodorowsky, é leiloado por mais de R$ 16 milhões

O longa 'Duna', dirigido por Denis Villeneuve, chegou à plataforma HBO Max. A história se baseia a em um império espacial e há uma disputa entre três famílias pelo controle do planeta Arrakis, única fonte de melange - também chamada apenas de "especiaria" -, que movimenta toda a economia desse universo, como uma metáfora de Frank Herbert para a exploração de petróleo.

O nome do filme partiu do planeta Arrakis, pois é refleto de dunas. E, para entrar no clima do filme, que tal fazer uma viagem a lugares brasileiros com paisagens que remetem ao ambiente do longa? Confira alguns destinos turísticos para se sentir dentro de 'Duna'.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. Localizados cerca de 250km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem turistas em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar.

Lençóis MaranhaensesLençóis Maranhaenses. Foto: Pixabay

Dunas Douradas de Piaçabuçu (AL)

Cerca de 140 km da capital de Alagoas, , existem as dunas de Piaçabuçu, conhecidas popularmente como Dunas Douradas, elas têm pelo menos 20km de extensão e picos de mais de cinquenta metros de altura. Um dos passeios mais procurados é feito a bordo de uma espécie de grande "buggy", adaptado para acomodar até oito pessoas, incluindo o motorista.

Dunas de Cabo Frio (RJ)

Criado em 1988, o Parque das Dunas de Cabo Frio é uma área de preservação ambiental localizada na estrada que leva ao Arraial do Cabo. Seus morros de areia são basicamente de origem marinha, sendo que alguns, próximos à Praia do Forte, são cobertos de restinga. Dentre estes, destaca-se a Duna Mãe, com 33 metros de altura, de onde os visitantes podem apreciar o pôr do sol ou escorregar pelo tobogã natural.

Dunas do Jalapão (TO)

O intenso dourado toma conta das Dunas do Jalapão ao pôr do sol. A areia ganha nova tonalidade e leva ainda mais beleza ao lugar. Em meio ao cerrado, o fenômeno único ajudou a dar fama ao Parque Estadual do Jalapão. 

Dunas Jalapão Dunas do Jalapão. Foto: Vanessaobrzut/Pixabay

Dunas da Praia do Siriú (SC)

Integrante do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, a Praia do Siriú é um atrativo turístico de Garopaba, Santa Catarina. As dunas de areias branquinhas são o ponto alto do local e super indicadas para a prática do sandboard. Tomar um banho na Lagoa do Siriú após aproveitar as dunas de areia é um dos principais atrativos.

Veja também

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário
Xuxa

Xuxa é processada por ex-fotógrafo por uso indevido de imagens em documentário

Newsletter