Cinco lugares para ver presépios no Brasil e no mundo

Entre os destaques está um presépio esculpido em areia, com cinco metros de altura, na praça São Pedro, no Vaticano

Presépio de areia na Praça São Pedro, no VaticanoPresépio de areia na Praça São Pedro, no Vaticano - Foto: Vincenzo Pinto/AFP

A tradição católica de encenar o nascimento de Jesus Cristo em pequenos -ou grandes- cenários continua viva em diversas partes do mundo. Veja abaixo uma lista de exposições e coleções de presépios, que podem ser visitadas na época do Natal ou mesmo durante o ano todo.

Congonhas (Minas Gerais)
Estão no Museu de Congonhas 22 peças premiadas no Concurso Nacional de Presépios, da Fundação de Arte de Ouro Preto, que já teve 46 edições. A visitação é gratuita e vai até 6 de janeiro.

Blumenau (Santa Catarina)
No Parque Vila Germânica, a 1ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais reúne mais de 50 peças feitas de metal, vidro e até cápsulas de café. Fica no local até o dia 30. A visitação é gratuita.

Évora (Portugal)
Além da Capela dos Ossos, que tem as paredes revestidas com o esqueleto de religiosos, a Igreja de São Francisco guarda uma centena de presépios que podem ser vistos pelo público ao longo do ano. A coleção pertenceu a um major-general português. O ingresso para visitar a igreja, que inclui a coleção de presépios, custa EUR 4 (R$ 18) por pessoa.

Leia também:
Exposição Recife dos Presépios abre programação natalina da capital
Natal: compras ficam para a última hora
Então é Natal (e Ano Novo também); confira roteiro de festas


Vaticano
Um presépio esculpido em areia, com cinco metros de altura, é exibido na praça São Pedro. O Vaticano também recebe pela primeira vez, na Via della Conciliazione, a exposição "100 Presepi", tradicional em Roma, que chega a 43ª edição. As duas atrações podem ser visitadas até o dia 13 de janeiro.

Jindrichuv Hradec (República Tcheca)
No museu Jindrichohradecka, a 135 km de Praga, está o maior presépio mecânico do mundo, com 60 metros quadrados. Ele levou seis décadas para ser feito, entre os séculos 19 e 20. São 1.398 figuras. Um motor elétrico move 133 das peças. O presépio é exibido o ano todo.

Veja também

'Admiro mães que fazem tudo sozinhas', diz Virgínia Fonseca
Celebridades

'Admiro mães que fazem tudo sozinhas', diz Virgínia Fonseca

Lucas Rangel assume namoro e fãs comparam namorado com Noah Centineo
Famosos

Lucas Rangel assume namoro e fãs comparam namorado com Noah Centineo