Cinema

Cinco melhores franquias de filmes de espionagem para maratonar

Antigos ou atuais, os filmes de espionagem nunca decepcionam

007007 - Foto: Divulgação

Um filme de espionagem é composto por um agente misterioso, um vilão megalomaníaco, uma chantagem atômica e uma reviravolta impossível. Não são muitos e nem são os melhores, mas com certeza ocupam o tempo e são divertidos.

Alguns seguem o padrão de filmes do gênero ao ponto de serem previsíveis. Em 2021 serão lançado duas produções de sagas prestigiadas no quesito espionagem: Missão Impossível 7 (19 de novembro) e 007: No Time To Die (30 de setembro). 

Especula-se que o primeiro filme do gênero tenha sido O. H. M. S. (1913), que mostra um espião chantageando a esposa de um oficial britânico para descobrir segredos militares. Mas o primeiro filme, assumido, da linha de espionagem foi Espiões, de 1928, do diretor Fritz Lang.

Segue a lista de filmes:

Franquia 007
O espião mais famoso do mundo não deixa a desejar, com 24 filmes na conta e seis atores na pele do protagonista James Bond. A caracterização cinematográfica do personagem de Ian Fleming é simplesmente absoluta. 

É claro que há uma grande diferença entre as atuações, por exemplo, Daniel Craig é muito mais sério e frio na pele do agente, tornando raro o momento que  aparenta vulnerabilidade, mesmo estando em uma situação incontrolável.

Disponível no TeleCine
     
Franquia Jason Bourne
Sem lembranças, sem passado e sem identidade: uma situação muito delicada para um homem treinado para matar. Jason Bourne é um ex-integrante da CIA que se torna alvo da agência e precisa lutar por sua vida enquanto busca sua verdadeira identidade.

O que ele fez para o seu país o assombra e o persegue, se tornando um fardo para ele e para todos que tentam ajudá-lo. Os cinco filmes com a história do agente elucidam cada vez mais o passado dele, tornando ainda mais agonizante a infindável caçada.

Disponível na Netflix

Franquia Missão Impossível   
O agente secreto do MI-6, Ethan Hunt, é acionado sempre que o mundo corre extremo perigo: bombas atômicas, Sindicato do Crime, teóricos extremistas, tudo isso é um dia normal para Hunt e sua equipe.

O ator, Tom Cruise, conhecido por dispensar dublês e arrumar brigas quando obrigado a deixar de fazer cenas perigosas, interpreta de forma incrível sendo um com o personagem.

Disponível na Netflix 

Franquia Kingsman: Serviço Secreto 
Uma sátira que foi além. O filme de Matthew Vaughn joga com os clichês dos filmes de espionagens e faz uma trama mais complexa, usando um fundo de organização desconhecida e independente excluindo a burocracia entre os países, colocando toda diversão na mão dos agentes secretos.

O filme fala sobre um araponga preocupado com o fim do mundo e a sua relação com um jovem irresponsável candidato a tomar um lugar como espião  da Kingsman. Há mais um filme chamado Kingsman: O Circulo Dourado.

O terceiro filme da franquia será lançado em 11 de março de 2021 e mostrará a origem da organização secreta.

Disponível no TeleCine 

Franquia O Agente da U.N.C.L.E. 
A equipe mais improvável da década de 1960: um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial agente da CIA, um agente da KGB e uma alemã. Todos têm o objetivo de impedir uma família italiana de lançar uma bomba atômica e consequentemente iniciar a Terceira Guerra Mundial.

O filme é baseado em uma série de 1964 pela rede de televisão NBC. O seriado tem 105 episódios e um Globo de Ouro de Melhor Programa de TV.

Disponível na Netflix
 
A sua missão, caso decida aceitar, é maratonar todos os filmes.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter