Cine Olinda é ocupado

Equipamento está fechado há mais de 50 anos

De Canção em Canção De Canção em Canção  - Foto: Divulgação

Fechado há mais de 50 anos e sem previsão para reabertura, o Cine Olinda foi ocupado na noite desta sexta-feira (30), em meio a um ato do movimento #OcupeCineOlinda que acontecia na frente do equipamento cultural e pedia sua reinauguração. Durante uma das palestras, uma pessoa da plateia pediu a palavra e incentivou que o grupo entrasse no prédio.

Os representantes do movimento, a princípio, não se envolveram na ocupação, que foi espontânea.

Uma estrutura havia sido montada do lado de fora do Cine Olinda, onde estavam previstos debates, exibições de curtas e uma feira de arte. Participaram do ato representantes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Prefeitura de Olinda, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do movimento #OcupeCineOlinda. Este era o quinto ato pedindo a reabertura do prédio.

Márcia Souto, da Fundarpe, afirmou que o órgão está disposto a ouvir as reivindicações do movimento. "Ver o cinema fechado por tanto tempo frustra, mas a Fundarpe está à disposição", alegou.

Em determinado momento, uma pessoa que estava na plateia se manifestou, chamando os demais participantes a entrarem no equipamento. A ideia foi aceita e o prédio ocupado.

O grupo quer que os filmes, que seriam exibidos do lado de fora, sejam projetados na parte interna do cinema.

O ato

O movimento #OcupeCineOlinda realizou mais uma ação pela reabertura do espaço, que está fechado há mais de 50 anos. Neste quinto ato, que pede a reabertura imediata do cinema, estavam programados a exibição de curtas brasileiros, curtas infantis, uma feira de arte e de cervejas artesanais. Na pauta também estava um debate com gestores públicos sobre propostas para reabertura do equipamento cultural.

Desde que foi desapropriado, em 1979, o Cine Olinda já passou por diversas reformas que nunca foram concluídas. Atualmente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Olinda estão trabalhando para a conclusão da atual reforma, mas ainda não há previsão de conclusão. O espaço está parcialmente reformado na estrutura, mas não dispõe dos equipamentos próprios para a exibição de filmes, como tela, cadeiras e equipamento de som e projeção.

Veja também

Pernambucano Igor de Carvalho lança música 'Com todo o meu amor', parceria com Alice Caymmi
Música

Pernambucano Igor de Carvalho lança música 'Com todo o meu amor', parceria com Alice Caymmi

Globo anuncia que BBB 21 voltará a contar com famosos e anônimos
reality

Globo anuncia que BBB 21 voltará a contar com famosos e anônimos