Cine PE bate recorde de inscrições e recebe 503 filmes para seleção

Sandra Bertini e curadores escolherão 35 competidores para a grade do festival, entre curtas e longas-metragens

Sandra Bertini, diretora do Cine PESandra Bertini, diretora do Cine PE - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A vigésima segunda edição do Cine PE - Festival do Audiovisual bateu recorde no número de inscrições, em 2018. Foram 503 candidatos, entre curtas e longas-metragens, trinta a mais que na conturbada edição de 2017. Do número total de inscritos, 419 produções foram de curtas-metragens (sendo 111 documentários, 287 obras de ficção e 21 de animação), enquanto os longas correspondem a 84 filmes (48 documentários, 25 de ficção e uma animação).

Dentre os inscritos, apenas 24 curtas e 6 longas vão compor as mostras competitivas, que ocorrem entre 29 de maio e 4 de junho, no histórico Cinema São Luiz, no centro do Recife. Além das mostras competitivas, haverá lançamentos, homenagens, exibição de filmes hors concours, debates e workshops.

Leia também:
A importância do som no cinema
'Pantera Negra' se torna um dos 20 filmes mais rentáveis da história
Poesia popular de improviso chega ao Cinema do Museu


Para a diretora do festival, Sandra Bertini, o grande volume de inscrições neste ano reflete o reconhecimento do Cine PE e o aumento na produção de filmes no Brasil.

"Esta ampliação se deve aos editais, que são vários. Recebemos filmes de Roraima, de Goiás, do Espírito Santo, é um panorama bem diverso este ano, foi avassalador. Tem os editais da Ancine (Agência Nacional de Cinema), as leis estaduais. Mas este é só um fator. É preciso lembrar que o Cine PE é um dos maiores do Nordeste, é um evento de prestígio, o que também chama a atenção. Recebemos jornalistas de todo o País para a cobertura", reforça Sandra, que conta com três profissionais de São Paulo na curadoria de 2018.

"Ao final, serão 35 filmes em competição e estamos vendo a minutagem, pois não podemos prolongar os horários de exibição", adianta a diretora.

Veja também

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa
disputa musical

Após desfalcar The Voice Kids, Claudia Leitte volta como jurada em versão sênior do programa

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana
televisão

Com A Fazenda, Record fica à frente da Globo pela terceira vez em uma semana