Série

Cineasta francês Karim Akadiri Soumaïla mergulha no espiritismo para superar a morte da filha

Série 'Em Busca de Kardec' procura ressignificar o luto

KARIM AKADIRI SOUMAILAKARIM AKADIRI SOUMAILA - Foto: Reprodução

Karim Akadiri Soumaïla parte da Europa para o Brasil, país onde tem contato com a sua filha Ifa, falecida, através de pintura mediúnica e descobre escritos inéditos do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec - que também se aproximou do espiritismo pelos seus próprios lutos. Esse é o norte da série "Em Busca de Kardec", da qual Karim, além de protagonista, é também diretor, corroterista e narrador. Com estreia marcada para 1º de julho, a narrativa tem oito episódios e será exibido no Pirme Box Brazil, às 20h30.


O interesse de Soumaïla pela doutrina chegaria antes da morte da primogenita, quando acompanhou o interesse do poeta Victor Hugo pelas mesas girantes no século XIX. O discorrer da série aponta muitos entrelaces da vida do diretor com os fenomenos. A investigação para o roteiro é embasada na pesquisa de Dora Incontri, prestigiada fonte acadêmica sobre o tema. A corroterista da série imprime narrativa imparcial e não proselitista, mas respeitosa, sobre essa que é a 3ª mais populosa religião do Brasil (Censo Demográfico - IBGE) e o maior movimento espírita do mundo. 

Contrapondo-se ao adormecimento precoce na França, onde floresceu no século XIX, depois de ter nascido nos Estados Unidos. O filme debate a ascensão das filosofias materialistas e niilistas no século XIX, por meio da análise de obras originais, inclusive a 1ª edição do "Livro dos Espíritos". Entrevista sociólogos, historiadores, antropólogos, lideranças e praticantes.
Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier, natural de Uberaba. Karim também dialoga com estudiosos do sincretismo afro-brasileiro para entender o enraizamento das filosofias pós-morte no Brasil.

Teaser:

Veja também

Nego do Borel sofre acidente de moto e vai parar no hospital
famosos

Nego do Borel sofre acidente de moto e vai parar no hospital

Thiago Martins critica aglomerações e dias depois dá festa em novo apartamento
celebridades

Thiago Martins critica aglomerações e dias depois dá festa em novo apartamento