Homenagem

Cineasta Luiz Sergio Person e poeta Augusto de Campos ganham homenagem no site do Itaú Cultural

Aniversariantes do mês, O diretor de cinema paulistano, que completaria 85 anos e Augusto de Campos celebra seus 90 anos em homenagem

Person em foto de 1961, aos 25 anosPerson em foto de 1961, aos 25 anos - Foto: Acervo Pessoal

O site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) presta homenagem, nos próximos dias 12 e 14 de fevereiro, a dois grandes nomes da cultura brasileira: o cineasta Luiz Sérgio Person e o poeta Augusto de Campos. O primeiro deles Person, que completaria 85 anos nesta sexta-feira já foi homenageado em 2016 pela 28º mostra da série Ocupação, com materiais exclusivos sobre sua vida e obra, Person tem suas histórias e curiosidades reveladas em depoimentos de sua filha Marina Person, a atriz Eva Wilma e o dramaturgo Juca de Oliveira.

Um apanhado dos 90 anos do poeta Augusto de Campos fica disponível dois dias depois. Um dos criadores do movimento da poesia concreta, Campos, que tem utilizado sua conta no Instagram para postar produções antigas e inéditas sobre sua carreira, revive sua participação no programa Galáxias Haroldo, de 2003, da TV Cultura. O cantor e compositor Arnaldo Antunes também participa da homenagem. A convite da instituição, ele escreveu uma carta sobre a influência que ele teve em sua formação cultural e no seu processo criativo.

O Cineasta

O diretor de cinema e teatro Luiz Sergio Person (12 de fevereiro de 1936-1976) foi homenageado da Ocupação, aberta para o público em 2016. Dividido em 12 seções, esse material foi pesquisado e produzido pela equipe do Itaú Cultural, além do que foi cedido pela família sobre a vida e a trajetória do diretor, tanto no cinema quanto no teatro. Entre os conteúdos disponíveis estão uma detalhada linha do tempo e raras fotos da infância e adolescência, além de documentos referentes ao período em que Person estudou cinema na Itália. Há, também, uma seção exclusiva sobre São Paulo Sociedade Anônima (1965), primeiro filme dirigido por ele e incluído na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O Poeta

Poeta, tradutor, crítico literário e musical e um dos criadores do movimento da poesia concreta, Augusto de Campos celebra 90 anos de vida no dia 14 de fevereiro. Nessa data, o site do Itaú Cultural celebra a vida e a obra desse paulistano, com o texto de Antunes e a reprodução de trecho do programa Galáxias Haroldo (2003), da TV Cultura.

 Na carta escrita exclusivamente para o IC, Antunes revela sua admiração pelo poeta e influência em seu próprio trabalho de criação. “Podemos hoje considerar Augusto de Campos um dos fundadores da nossa cultura”, diz o cantor e compositor. “Para os artistas de minha geração, o contato com a poesia concreta foi essencial, despertando-nos para a consciência do aspecto material da linguagem, das interações entre forma e conteúdo e entre o verbal e os outros códigos (música e artes visuais), revelando formas inéditas de abordagem construtiva da linguagem poética e desbravando novos territórios para a sensibilidade, com vigor e rigor”, completa.

SERVIÇO:

85 anos de Person

 

Dia 12 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 8h

 

Classificação indicativa: livre

 

No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)

 

 

Augusto 90: poeta celebra aniversário em 14 de fevereiro

 

Dia 14 de fevereiro (domingo), a partir das 8h

 

Classificação indicativa: livre

 

Classificação indicativa: livre

 

No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)

Veja também

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites
exercícios

Pode treino de força na gravidez? Leandra Leal pratica exercícios com 4 meses; entenda os limites

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor
famosos

Em meio a disputa com gravadora de Michael Jackson, saiba como vivem hoje os filhos do cantor

Newsletter