Diversão

Cinecão discute, na Galeria Maumau, as ocupações como nova forma de fazer política

Videoinstalação "Deserto", dos documentaristas Mariana Lacerda e Pedro Marques, será exibida ao lado de outros trabalhos, no evento que traz como tema "Arte é Contato"

Mariana Lacerda, documentaristaMariana Lacerda, documentarista - Foto: Marina Mahmood/Arquivo Folha de Pernambuco

Ocupações têm sido encaradas como novas formas de fazer política. Foi essa a alternativa encontrada por estudantes secundaristas e até por universitários para protestar por diversos motivos, entre os quais falta de recursos ou novas leis anunciadas sem discussão com a sociedade.

Além de simplesmente ocupar, estudantes e apoiadores promoveram atividades sociais como debates, palestras, exibições cinematográficas, limpeza e revitalização do espaço escolar. Há, portanto, uma convergência entre criação artística coletiva e manifestação por direitos civis.

É sobre isso que a penúltima edição do Cinecão discute nesta terça-feira (12), na Galeria Maumau, a partir das 19h. Em "Arte é Contato", o público poderá assistir à videoinstalação "Deserto", dos documentaristas Mariana Lacerda e Pedro Marques. O título procura transmitir a ideia de "um campo limpo, vazio, zerado, onde tupo pode acontecer e florescer".

A seguir, confira em vídeo uma das ações produzidas pela Maumau:

 

A definição é de Mariana, que é pernambucana, e filmou, ao lado do colega paulistano, um dia de ocupação da Escola Estadual Fernão Dias (SP), no ano passado, pelo olhar de um dos ocupantes.

A videoinstalação traz um caráter de sonho que pode acontecer de olhos abertos. Algo que pode ser, na mesma medida, real e utópico. "Eu penso que são nas ocupações (no Brasil e no exterior) onde estão sendo inauguradas e experimentadas novas formas de se fazer política. Acho que todos nós deveríamos olhar para esses movimentos com muita acuidade", defende Mariana. 

Para ela, o que está acontecendo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - onde querem a expulsão dos alunos que ocuparam o Centro de Artes e Comunicação, e que supostamente teriam praticado atos de vandalismo - seria o caminho óbvio enquanto punição. "Mas só que já não operamos mais numa obviedade; não operamos mais da forma como está dada. Precisamos inventar outras. E de certa forma as instituições estão sendo convocadas a isso", declara.

De que maneira elas responderão a essa convocação? A pergunta retórica feita por Mariana ainda não tem resposta, a não ser a esperança de que o tal sonho se realize. "Espero que as instituições respondam à altura do que está sendo proposto pelos movimentos".

Leia também:
Cinecão promove arte na floresta
Projeto "CineCão" investe na surpresa como mote
Projeto Cinecão se apropria dos debates a respeito do currículo escolar
Em Toronto, filmes apresentam visões opostas da sociedade americana
'Aquarius' vence principais prêmios do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017

Ainda no evento, haverá troca de experiências com ex-alunos da Escola Martins Júnior, um dos mais significativos 'Ocupe' do Recife, em que foram realizadas palestras, cine debates, aulas públicas e atividades culturais. A ideia é propor uma conversa entre público e alunos, além de exibição de fotografias do dia a dia de resistência.

Seguindo o conceito da mostra, de contato através da arte, também será apresentado o vídeo "Correspondência", de Gentil Porto Filho e Oriana Duarte. Realizado em 2015, trata-se de um diálogo-carta em forma de audiovisual.

Gentil propôs a Oriana uma correspodência diária a partir de vídeos feitos pelo celular com cerca de um minuto. "O único norteador deveria ser alguma coerência entre o vídeo respondido e o recebido, garantindo uma associação entre eles", disse o artista.

Serviço:
Cinecão: "Arte é Contato"
Nesta terça-feira (12), a partir das 19h, com seleção sonora de Thelmo Cristovam
Galeria Maumau (Rua Nicarágua 173, Espinheiro, Recife)

 

Veja também

Carência, promessa de beijo e estratégia marcam última Festa do Líder do BBB 24
BBB 24

Carência, promessa de beijo e estratégia marcam última Festa do Líder do BBB 24

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça
Música

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça

Newsletter