Cinema da Fundação, no Derby, divulga a data de reabertura

Sala que estava em reformas desde 2015 será reinaugurada nesta segunda-feira (26)

Longa de Cacá Diegues, 'Ganga Zumba' também será exibidoLonga de Cacá Diegues, 'Ganga Zumba' também será exibido - Foto: Reprodução/Internet

Após mais de dois anos em reformas, o Cinema da Fundação/Derby, localizado no Edifício Ulysses Pernambuco, volta à rotina dos amantes da sétima arte na próxima segunda-feira (26). Para comemorar o retorno do equipamento cultural, o Cinema traz sessões gratuitas em sua primeira semana. Seis longa-metragens do Cinema Novo estarão em exibição, dois de Nelson Pereira dos Santos ("Vidas Secas" e "Rio, Zona Norte") e quatro de Cacá Diegues ("Ganga Zumba", "Os Herdeiros", "Joana", "A Francesa" e "Chuvas de Verão").

O investimento, superior a R$ 8 milhões, investidos pelo Ministério da Educação (MEC), foi revertido em melhorias não só na sala de cinema, mas também nas salas Vicente do Rego Monteiro e João Cardoso Ayres e a Escola de Inovação e Políticas Públicas. A reestruturação foi a segunda maior da história do prédio, que retoma, agora, suas características arquitetônicas originais, com janelas que dão para o Rio Capibaribe e um jardim interno.

Leia também:
Ernesto Barros assume curadoria do Cinema da Fundação
A importância do som no cinema
Nova safra do terror nacional mostra sua força


Dentre as mudanças na própria sala de cinema, a que promete chamar mais atenção do público é que as poltronas agora ocupam o espaço completo da sala, que conta com 160 lugares (dentre eles, assentos especiais para obesos e espaços para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida).

A semana de reabertura promete homenagear, também, o jornalista e realizador pernambucano Geneton Moraes Neto, um dos principais diretores ligados ao movimento do Super-8 do Recife, nos anos 1970, com uma mostra de sua obra, recentemente digitalizada.

Seu trabalho será apresentado pelo crítico e professor da Universidade de São Paulo (USP) Rubens Machado Júnior. Além disso, a semana contará com uma mostra de documentários de cineastas pernambucanas e mesas de conversa sobre a atuação da mulher na realização de filmes no Estado, bem como a vinda do projeto de cinema acessível "Alumiar", com exibição do clássico "O Canto do Mar", de Alberto Cavalcanti, com audiodescrição.

Para o público infantil, a animação "Historietas Assombradas", com participação de Carol Levy, contadora de histórias. Carol se apresenta às 16h, antes da sessão, marcada para o dia 1º de abril, um domingo, às 17h.

Veja também

Batman: O Cavaleiro das Trevas
Cinema

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Ancine aprova só um projeto em 10 meses, e MP pede explicação
Política Cultural

Ancine aprova só um projeto em 10 meses, e MP pede explicação