Cinema pernambucano aguarda definições na Ancine

Após operação da Polícia Federal nesta quarta (19), na Ancine, realizadores de Pernambuco ficam ainda mais apreensivos em relação a possíveis cortes de verbas para o setor em 2019

Diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, é um dos cinco servidores do órgão investigados pela PFDiretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, é um dos cinco servidores do órgão investigados pela PF - Foto: Kleyvson Santos/Divulgação

Os cineastas locais estão ansiosos com as recentes notícias envolvendo a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e os recursos previstos para Pernambuco no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Nesta quarta-feira (19), os membros do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco receberam um comunicado da Secretária de Cultura de Pernambuco, Antonieta Trindade, em que esta compartilha sua preocupação acerca da autorização do uso dos recursos do FSA no edital de 2018-2019.

"Apesar de termos sido um dos primeiros estados do Brasil a atender à chamada pública daquela agência, lançada em 10 de agosto de 2018, e termos sido um dos primeiros estados a enviar proposta; e de termos respondido a todas as diligências encaminhadas; apesar de termos cumprido as exigências da Ancine, desde o primeiro edital conjunto, e da repercussão positiva do edital pernambucano em todo país, assim como seus resultados, fruto da expressiva e reconhecida produção do estado, até a presente data ainda não obtivemos retorno da agência citada", escreveu Antonieta, acrescentando que iria solicitar uma audiência presencial junto ao diretor-presidente do órgão, Christian de Castro, durante a pauta da reunião colegiada que iria acontecer nesta quinta (20) e sexta (21), no Rio de Janeiro.

Leia também:
Márcia Souto vai presidir a Câmara Setorial do Audiovisual
Funcultura abre inscrições para editais
Polícia realiza busca e apreensão em sede da Ancine


É provável, contudo, que a reunião não seja realizada, já que todo o setor encontra-se em suspense, depois que a Polícia Federal expediu um mandado de busca e apreensão e
recolheu computadores, livros contábeis e outros objetos no escritório central da Ancine, no Rio de Janeiro, também nesta quarta-feira, dentro de uma investigação que abrange cinco servidores do órgão, incluindo o próprio Castro.

Em nota, o Ministério da Cultura afirmou estar à disposição da PF e que não tem detalhes sobre a operação, mas tomará as medidas cabíveis na esfera administrativa assim que notificado oficialmente. "Também estamos aguardando para saber em que pé as coisas ficaram, para poder decidir o que fazer", admitiu à Folha de Pernambuco a secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meirelles. 

Silvana explicou que a Secretaria de Cultura trabalha há três anos da mesma forma com a Ancine, e que existe um detalhe específico na legislação de Pernambuco que se choca com a determinação do órgão. "Para garantir que os estados não vão deixar de pagar, a Ancine sempre quer começar a repassar a contrapartida que lhe cabe quando o estado tiver desembolsado 100% da sua parte. Acontece que, em Pernambuco, existe uma lei determinando que isso seja feito por meio de parcelas", destacou.

Esse quesito faz com que a Ancine considere a negociação com Pernambuco como uma excepcionalidade a ser analisada a cada ano. "A gente negociava a proposta e eles acatavam, sabendo que nunca deixamos de pagar os projetos assim que os produtos eram entregues, conforme o plano de trabalho. Este ano, ainda não obtivemos uma posição. Estamos preocupados com a demora dessa resposta e, e se ela for negativa, além de prejudicar a produção audiovisual local, temos certeza de que não será por razões técnicas, nem orçamentárias, nem financeiras, porque estamos em dia com tudo que nos foi solicitado", criticou.

Veja também

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança
Televisão

Tiago Leifert fala de carinho e respeito por Faustão na abertura da Super Dança

Documentário brasileiro 'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim
Cinema

'A Última Floresta' é premiado no Festival de Berlim