Cultura+

Cinema São Luiz está com as portas fechadas

Defeito em uma peça do projetor está impossibilitando a exibição de filmes no equipamento cultural desde dezembro

Festivais realizados em novembro e dezembro foram realizados com equipamento emprestadoFestivais realizados em novembro e dezembro foram realizados com equipamento emprestado - Foto: André Nery/Arquivo Folha de Pernambuco

O Cinema São Luiz começou o ano de 2018 fechado. Desde o dia 13 de dezembro que o equipamento está sem condições de exibir sua programação regular, porque o projetor está com uma peça com defeito: a placa ICP. "A programação estava toda pronta, mas infelizmente o cinema não está funcionando", diz Geraldo Pinho, programador do São Luiz. "Não conseguimos finalizar a programação do ano por conta da ausência dessa placa. Sem ela, o projetor não funciona, não roda o filme. Todo o resto está funcionando", avisa.

A placa começou a dar problema na época da 10ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, que ocorreu entre os dias 3 e 12 de novembro. "O Janela foi feito com equipamento que o festival alugou. Depois do Janela, esse equipamento foi recolhido", detalha Gustavo Coimbra, gestor do Cinema São Luiz. "Em seguida, foi cedida outra placa para a gente, por empréstimo do Porto Mídia, até 13 de dezembro", comenta. A sala funcionou durante a 9ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine), entre os dias 4 e 9 de dezembro, com esse empréstimo.

Leia também:
Fechado desde 2010, Teatro do Parque recebe nova visita técnica
Licitação para obras do Teatro do Parque é suspensa pela Prefeitura do Recife

Segundo a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), foi aberta uma licitação para a aquisição definitiva da placa. Até a compra, a equipe do cinema espera alugar outra peça, para que a sala continue funcionando normalmente. "É complexo, porque são poucas empresas no Brasil que mexem com isso. Alexandre Barros, que foi chamado pelo Janela para atuar na parte técnica, é parceiro nosso também. Como é uma placa cara e não há empresas que façam a locação, ele sugeriu alugar o equipamento dele", explica Gustavo.

"Ele veio aqui e passamos o sábado tentando configurar. Mas por ser outro modelo não teve compatibilidade", lamenta Gustavo. "Alexandre avisou que em São Paulo um amigo dele tem o modelo que precisamos. Ele ficou de fazer o contato para a locação. Agora estamos correndo atrás dos documentos. Muita coisa já foi encaminhada. Até quinta-feira esperamos resolver", ressalta. "Quando os documentos chegarem, vamos repassar para a Fundarpe, que já aceitou a locação da placa. Eles dando o ok, autorizando a vinda de Alexandre, vamos instalar", detalha.

Procurada pela reportagem, a Fundarpe não emitiu nota oficial até o fechamento desta edição.

Veja também

Gracyanne Barbosa lamenta choro de Belo em show do Soweto e nega se sentir culpada por término
celebridades

Gracyanne Barbosa lamenta choro de Belo em show do Soweto e nega se sentir culpada por término

Tadeu Schmidt chora no Conversa com Bial e diz que BBB é laboratório para entender a mente
TELEVISÃO

Tadeu Schmidt chora no Conversa com Bial e diz que BBB é laboratório para entender a mente

Newsletter